Judiciário
Marcos William será referendado nesta quarta-feira para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça
10/05/2022 13:21
Suetoni Souto Maior
Marcos William lidera a lista de antiguidade entre os juízes da terceira entrância. Foto: Divulgação

O juiz Marcos William, do 1º Tribunal do Júri de João Pessoa, terá o nome referendado, nesta quarta-feira (10), para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. A escolha será feita pelo Pleno da Corte, na 6ª sessão ordinária administrativa de 2022. O magistrado ocupará a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Arnóbio Alves Teodósio. A escolha do novo representante será feita pelo critério de antiguidade e, mantendo uma tradição da Corte, o magistrado que encabeça a lista de antiguidade foi o único inscrito para concorrer à vaga.

A escolha do novo desembargador é feita entre os 25 nomes coletados pelo critério de antiguidade na lista dos juízes da terceira entrância do Estado. Todos são habilitados para a disputa da vaga, mas tradicionalmente, apenas o mais antigo se inscreve. A relação é encabeçada por Marcos William. Ele integra a magistratura desde julho de 1985. O magistrado é seguido na lista por João Batista Barbosa, Onaldo Rocha de Queiroga e Wolfram da Cunha Ramos.

Leia também

. Exoneração de Roseana Meira ocorre um mês depois de ela ser alvo de operação do Gaeco

. Inspeção do MPF constata despejo de esgotos no canal da transposição

Marcos William, ao ser revestido do cargo, terá um mandato relativamente curto. Ele tem 73 anos atualmente, completará 74 em junho deste ano e terá 75 anos no ano que vem, quando deverá se aposentar compulsoriamente. O magistrado ocupa a terceira entrância desde junho de 1994. O desembargador Arnóbio Alves Teodósio, que ocupava a vaga anteriormente, dedicou décadas à magistratura paraibana e se aposentou voluntariamente, por tempo de contribuição ao Poder Judiciário estadual. Atualmente, a Corte do Tribunal de Jusça é formada por 19 desembargadores.

Membro para o TRE

Na sessão do Pleno que será conduzida pelo desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente da Corte, também haverá a escolha de um juiz de direito para provimento de vaga de Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ele vai ocupar a vaga deixada pelo juiz José Ferreira Ramos Júnior.

Conforme a pauta do Pleno, 11 magistrados do 1º Grau se inscreveram para a indicação. Já integram o TRE-PB, na categoria de Juiz de Direito, como Membro Titular, o magistrado Fábio Leandro de Alencar Cunha e, como Membros Suplentes, os juízes Horácio Ferreira de Melo Júnior e Francilucy Rejane de Sousa Mota Brandão.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave