Judiciário
Nome da vez: juiz Marcos William deve ser escolhido para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça
27/04/2022 16:13
Suetoni Souto Maior
Marcos William lidera a lista de antiguidade entre os juízes da terceira entrância. Foto: Divulgação

O juiz Marcos William de Oliveira é o nome dado como certo para assumir o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba. A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Arnóbio Alves Teodósio. A vaga será peenchia entre os 25 nomes coletados pelo critério de antiguidade na lista dos juízes da terceira entrância do Estado. A relação é encabeçada pelo magistrado, que atualmente atua no 1º Tribunal do Júri da capital. William integra a magistratura desde julho de 1985. Ele é seguido na lista por João Batista Barbosa, Onaldo Rocha de Queiroga e Wolfram da Cunha Ramos.

O edital foi lançado nesta terça-feira (26) e os interessados em ocupar a vaga têm cinco dias para se inscrever. A tradição na corte, no entanto, indica a tendência de os outros 24 magistrados habilitados para a disputa não se inscrevam. De acordo com o desembargador Márcio Murilo, é muito comum que isso ocorra. O mesmo foi dito ao blog por outro membro da lista, o juiz Aluízio Bezerra. Em conversa com o blog, juízes, desembargadores e advogados teceram elogios ao juiz Marcos William. A tendência de não inscrição de outros magistrados serve, também, para agilizar o processo.

Caso seja confirmado no cargo, Marcos William terá um mandato relativamente curto. Ele tem 73 anos atualmente, completará 74 em junho deste ano e terá 75 anos no ano que vem, quando deverá se aposentar compulsoriamente. O magistrado ocupa a terceira entrância desde junho de 1994. O desembargador Arnóbio Alves Teodósio dedicou décadas à magistratura paraibana e se aposentou voluntariamente, por tempo de contribuição ao Poder Judiciário estadual. Atualmente, a Corte do Tribunal de Jusça é formada por 19 desembargadores.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave