Covid-19
Eficiência na vacinação faz moradores de outras cidades buscarem João Pessoa
12/04/2021 13:16
Suetoni Souto Maior
Redução da idade atendida deve ocorrer de forma gradativa, diz prefeitura. Foto: Divulgação/ABr

21.049 doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em João Pessoa em moradores vindos de outros municípios. Essa é a conclusão possível quando se analisa os dados repassados pelo Ministério da Saúde sobre a origem do Cartão SUS dos moradores imunizados. O levantamento mostra que entre os 148,7 mil vacinados na capital paraibana, há um número considerável de pessoas vindas de cidades vizinhas e de outros estados.

Contabilizando-se a primeira e a segunda dose, 16,8 mil pessoas vindas de outros municípios foram imunizadas. O levantamento mostra que a cidade que teve mais moradores imunizados em João Pessoa foi Cabedelo. Do município portuário, 2.204 cidadãos buscaram os postos de imunização da capital. Em segundo lugar aparece Santa Rita, com 1.738, seguida de Campina Grande, com 1.505. Depois surgem Bayeux, com 1.375, e o Recife, em Pernambuco, com 738.

De acordo com auxiliares do prefeito Cícero Lucena (Progressistas), o bom desempenho de João Pessoa em relação à vacina tem feito com que pessoas de outras cidades venham para a capital. É bom lembrar que todos precisam comprovar residência, mas alguns têm burlado o impedimento apresentando endereço de parentes. Há ainda o entendimento de que alguns deles, mesmo tirando o Cartão SUS em outra cidade, hoje moram atualmente em João Pessoa.

Leia também

. Suspeito de chefiar quadrilha de pirâmide financeira, preso em João Pessoa, tem nome revelado

. Em áudio vazado, Bolsonaro pressiona Kajuru a inserir prefeitos e governadores em CPI

João Pessoa está entre as cinco capitais com melhor retrospecto até agora na aplicação dos imunizantes no país. A peregrinação de pessoas que vêm tomar vacina, no entanto, tem preocupado as autoridades porque é com base nos dados do Cartão SUS que o número de doses é calculado. A preocupação é que isso prejudique o público alvo da campanha de imunização na capital paraibana.

Desde o início da pandemia, 73.635 pessoas na capital foram contaminadas pelo novo Coronavírus. Deste total, 2.140 pessoas morreram na cidade vítimas da Covid-19. Em todo o Estado, foram 271.925 pessoas contaminadas e, deste total, 6.176 paraibanos morreram vítimas da pandemia.

Palavras Chave