A Paraíba tem 271,9 mil pessoas com títulos de eleitor cancelado e passível de regulação. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (2) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O número engloba todos aqueles que ainda podem regularizar a situação nos cartórios disponibilizados pela Justiça Eleitoral. O prazo final para isso é esta quarta-feira (4), data limite também para os jovens de 16 e 17 anos que, apesar de não serem obrigados, têm direito a voto nas eleições deste ano. O número é maior quando contabilizados eleitores falecidos ou pessoas que perderam os direitos políticos, chegando a 496 mil.
O estado tem 3.042.950 milhões eleitores aptos a votar no pleito deste ano. Entre os dias 31 de janeiro e 29 de abril, 3.315 mil jovens com 16 anos incompletos, emitiram o documento e poderão votar já nas eleições de outubro. Em relação aos que ficaram sem direito a voto, 44.194 não compareceram às urnas nos últimos três turnos das eleições. Já os que tiveram o título rejeitado porque faltaram à revisão somam 227.742 eleitores.
Não pode
Quem está com o título cancelado e não regularizar, não poderá votar em outubro. E, se não participar da eleição, não justificar e não pagar a multa, não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade. A restrição prevista no Código Eleitoral não vale para o brasileiro residente no exterior que solicite novo passaporte para identificação e retorno ao Brasil.
Tem consequência financeira também. A pessoa não pode obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, nem em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
Além disso, a eleitora ou o eleitor também fica impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e tomar posse. Também não pode renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.
Como dá para ver, além de garantir a participação na democracia, estar com o título de eleitor regular é um dos requisitos para que você acesse vários serviços no Brasil, conforme determina o Código Eleitoral. Confira nesta página do Portal do TSE todas as consequências.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni