Executivo
Federação do PT com PCdoB e PV eleva racha entre apoiadores de Veneziano e João Azevêdo para as eleições
14/04/2022 09:06
Suetoni Souto Maior

O conceito é inequívoco: os partidos federados precisam funcionar como um só por quatro anos. Mas quem vai dizer isso aos membros da federação que deve ser formada entre PT, PCdoB e PV? Os diretórios nacionais das três agremiações confirmaram, em reuniões separadas nesta quarta-feira (13), a aprovação de uma federação entre as três legendas. O processo ainda terá de ser validado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – as siglas querem protocolar o pedido no início de maio. Mas apesar de a situação nacional ser ponto pacífico, já que todos votam em Lula (PT) para presidente, o mesmo não pode ser dito da questão paroquial.

Leia também

. Bolsonaro decide reajustar salários dos servidores federais a partir de julho

. Tribunal de Contas determina que três ex-secretários de Campina Grande devolvam R$ 78 mil ao erário

Os três partidos, aqui na Paraíba, vão precisar de uma boa DR (discussão da relação). Os petistas, ou parte deles, já fecharam indicativo de aliança com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). A casadinha prevê o ex-cabeludo para a disputa do governo e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para o Senado. Só que tanto a direção estadual do PV quanto a do PCdoB já baixaram na mesa do governador João Azevêdo (PSB) para franquear o apoio à busca dele pela reeleição. O observador que der dois passos para trás vai ver um balaio de gatos maior ainda, já que o próprio PSB estará na aliança nacional petista em posição de destaque.

Mas voltando ao nosso microcosmo, podemos dizer que a confusão na base petista será apenas reforçada por novos personagens, já que não há consenso interno, no partido, sobre o apoio a Veneziano. Uma parte da sigla pretende votar e trabalhar ela reeleição de João Azevêdo. Isso não é diferente do que ocorreu em outros anos no Estado. No caso do PV e do PCdoB, ambos manifestaram apoio público ao governador e dificilmente vão fugir dessa máxima, mesmo que sejam obrigados formalmente. São as incongruências admitidas pela federação, que é bonita no conceito, mas difícil de ser colocada em prática das paróquias.

Que venham as judicializações…

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni