Executivo
Ex-bolsonarista ferrenho e atual desafeto: o que levou Julian Lemos a ser cotado para disputar mandato pelo PT?
26/08/2025 07:45

Suetoni Souto Maior

Postagens críticas a Bolsonaro se tornaram comuns nas redes sociais de Julian Lemos. Imagem: reprodução

Presidente estadual do PT, a deputada Cida Ramos gerou certo frisson na imprensa ao revelar, na segunda-feira (25), durante entrevista, que o ex-deputado federal Julian Lemos poderia ser candidato, no ano que vem, disputando pelo Partido dos Trabalhadores. Fosse dito isso em 2018, quando o ex-parlamentar foi eleito para o Congresso Nacional, ninguém acreditaria. Naquela época, o paraibano dividia com Gustavo Bebiano (já falecido) o status de bolsonarista de primeira classe e integrava a linha de frente da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-deputado, agora, está entre os maires críticos do ex-presiente e da família dele. As redes sociais de Lemos estão repletas de críticas a Jair, Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro, descritos por ele com adjetivos nada elogiosos.

A proximidade do paraibano com a família Bolsonaro, vale recordar, foi diminuindo gradativamente desde o início do mandato, em 2019. Primeiro, por causa de discórdias com o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), depois com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), depois com a família toda. Apesar disso, o apoio perdurou, mesmo com críticas pontuais, por todo o mandato do capitão reformado do Exército. Ao deixar a Câmara dos Deputados, o ex-parlamentar caminhou da extrema direita para o centro e depois para a centro esquerda. Hoje, tem boa relação com ícones da esquerda como o governador João Azevêdo (PSB).

Julian Lemos, de crítico, passou a fazer elogios ao presidente Lula (PT). E, de acordo com Cida Ramos, entrou em contato para conversar. Daí, passaram a surgir especulações sobre uma possível filiação ao Partido dos Trabalhadores, o que passou a ser bastante aceitável no Brasil de 2025 (era inimaginável no passado, lembra?). A ver…

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave