Executivo
Chapa de Lucas Ribeiro busca alinhamento com Lula
24/12/2025 10:38

Suetoni Souto Maior

Nabor, Lula, João e Lucas Ribeiro durante a posse de Gustavo Feliciano. Foto: Divulgação

A posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, nesta terça-feira (24), rendeu uma oportunidade de ouro para a possível composição da chapa governista, na Paraíba. Lá estavam, na plateia, o governador João Azevêdo (PSB), o prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley (Republicanos), e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP). Os três posaram para foto ao lado do presidente Lula (PT), cujo apoio é disputado por Lucas e pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB).

Dos três, o único que tem apoio declarado de Lula para 2026 é João Azevêdo, mas há uma articulação conduzida pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), tio de Lucas, para estender o apoio ao restante da chapa. Esse trabalho passou a ter a ajuda, mais recentemente, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), pai de Nabor. Motta, até bem pouco tempo, era visto como desafeto no Planalto. Nos últimos dias, houve distensionamento da relação.

Tanto que a saudação a Gustavo Feliciano, na posse do novo ministro, foi feita pelo conterrâneo Hugo Motta. O presidente da Câmara também foi essencial para a escolha do paraibano. No horizonte, há a perspectiva de que se Lula não aderir à chapa, ele pelo menos não venha à Paraíba na campanha eleitoral de 2026. A história de dois palanques não é novidade na política do estado, principalmente quando o candidato presidencial tem preferência superior a 60% do eleitorado.

O obstáculo para uma aproximação completa é o compromisso de Lula com a reeleição de Veneziano Vital do Rêgo (MDB). O petista prometeu apoio a João Azevêdo e ao emedebista, o que retira Nabor Wanderley do arco de possibilidades. Ao menos por enquanto.

Depois do encontro, Lucas destacou a importância do diálogo permanente com o presidente Lula e ressaltou que a Paraíba vive um momento de cooperação institucional, no qual os interesses do estado estão acima de disputas políticas. “O diálogo com o presidente Lula é fundamental para garantir que a Paraíba continue avançando. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do estado, com parcerias que gerem resultados concretos para a população e fortaleçam os municípios”, afirmou o vice-governador.

Lula não definiu ainda com quem estará na Paraíba, mas a disputa pelo petista tem avançado a cada dia.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave