Judiciário
Adiamento de anúncio pelo Novo é sinal de que Queiroz pode até dizer sim a Queiroga, mas o projeto era outro
13/04/2024 07:39
Suetoni Souto Maior
Quero Quero: chapa dos sonhos dos bolsonaristas estava desenhada antes do "talvez" de Sérgio Queiroz. Foto: Divulgação

O pastor Sérgio Queiroz (Novo) frustrou dirigentes e militância bolsonaristas nesta sexta-feira (13), em João Pessoa. A vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era tratada como apoteose do projeto de ter o religioso na chapa a ser encabeçada pelo ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também do PL.

Acontece que na hora do “sim”, Queiroz pediu mais tempo para pensar na proposta. Nesta sexta-feira (12), neste espaço, tratei do incômodo no staff do religioso diante da situação. O sentimento comum capitado por pessoas próximas a Queiroz é que ele estava se sentindo pressionado a ser vice de Queiroga, mesmo tendo muito mais capital eleitoral.

Ele participou, na sexta, da recepção ao ex-presidente. Junto com Queiroga e o deputado federal Cabo Gilberto, levou bronca do capitão reformado do Exército ainda no Aeroporto Castro Pinto, quando Bolsonaro se viu contrariado por não ter sido recebido pelos apoiadores no saguão, logo após o desembarque. A recepção autorizada foi no estacionamento, com público reduzido.

Queiroz seguiu por toda a agenda, incluindo passagem pelo Mercado de Mangabeira, sucedida de almoço e recebimento dos títulos de cidadania Paraibano e Pessoense, na Assembleia Legislativa. A cereja do bolo era esperada para o momento seguinte, um evento conjunto no qual o Novo, partido comandado por Queiroz, anunciaria o religioso para compor a chapa.

Só que isso não aconteceu. Queiroz já havia dado pistas conflitante durante a semana em entrevistas à imprensa, deixando claro que o ex-presidente não ditaria o seu destino. O religioso compôs a gestão de Bolsonaro, ocupando cargos de segundo escalão e nunca negou o apreço pelo ex-presidente.

A disposição do Novo é indicar um nome para ser vice de Queiroga, mas há muita incerteza se o de Sérgio Queiroz estará para jogo. Entre os bolsonaristas, o sentimento é o de que a composição ajudaria o grupo a chegar aos dois dígitos nas pesquisas e sonhar com o segundo turno. Acontece que essa configuração, por ora, é bastante incerta.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni