Impedido de deixar o PL por causa da legislação, o deputado federal Cabo Gilberto (PL) promete empenho para evitar a pré-candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga (Saúde) a prefeito de João Pessoa representando a legenda. O parlamentar atribui ao deputado federal Wellington Roberto, presidente estadual da sigla, a imposição do ex-auxiliar de Jair Bolsonaro. Neste particular, ele se junta ao deputado estadual Wallber Virgolino e ao comunicador Nilvan Ferreira. Eles alegam que o ex-presidente da Repúbica e o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, foram enganados por Roberto.
Leia também
. Antes de terem ministérios no governo Lula, PP e Republicanos já eram governistas na Paraíba
. Se há tratativas sobre delação, é porque Mauro Cid decidiu entregar superiores
Diante da situação, Nilvan promete deixar o partido. Ele não tem mandato e, por isso, não tem impedimento para mudar de legenda. Gilberto e Wallber, por outro lado, estão presos ao partido e poderão ter o mandato questionado na Justiça se decidirem mudar. Por isso mesmo, o deputado federal promete lutar até o fim para reverter a indicação de Queiroga. Não é uma tarefa fácil. De acordo com Valdemar Costa Neto, o ex-ministro é o nome definido e aprovado por Bolsonaro. Ele alega que essa discussão está encerrada e que não haverá mudanças em João Pessoa.
O posicionamento da direção nacional frustra as principais lideranças do partido, no Estado. O Cabo Gilberto foi mais votado para a Câmara dos Deputados que Wellington Roberto e integra a tropa de choque do ex-presidente no Congresso. Isso fez com que ele assumisse o comando do partido na capital, mas, mesmo assim, foi desautorizado quando tentou conduzir o processo de escolha dos candidatos na cidade. Apareciam como potenciais postulantes Nilvan, Wallber e o próprio Gilberto, mas todos foram preteridos com apoio de Bolsonaro.
O caminho de Nilvan será a troca de partido. Já Wallber e Gilberto poderão tentar uma liberação amigável da sigla, o que é pouco provável. Restará a eles, então, aceitar ou realmente brigar até o fim.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni