O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve que fazer malabarismos, nesta semana, para garantir as entradas de representantes de PP e Republicanos no governo. A articulação abençoada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), levou Sílvio Costa Filho, do Republicanos de Pernambuco, para a posta de Portos e Aeroportos. Já André Fufuca, do PP do Maranhão, foi para os Esportes, pasta que será turbinada pela regulamentação das apostas esportivas. A expectativa do presidente, com isso, é garantir a governabilidade no Congresso, uma fatura que, se dependesse dos paraibanos, já estaria fechada há muito tempo.
Os dois partidos com maiores representações na bancada paraibana já garantem médias de votos bem satisfatórias para o governo – todos acima de 70%.
Confira abaixo o percentual de votações com o governo:
Murilo Galdino (Republicanos) – 85%
Wilson Santiago (Republicanos) – 84%
Hugo Motta (Republicanos) – 83%
Aguinaldo Ribeiro (PP) – 78%
Mersinho Lucena (PP) – 73%
O desenho completo do posicionamento da bancada paraibana na Câmara dos deputados é bem satisfatório para o governo. Os campeões no alinhamento com as matérias governistas são os dois representantes de partidos de esquerda, no caso, o petista Luiz Couto, com 100% dos votos alinhados, e o socialista Gervásio Maia, com 96%. Mas nomes antes vistos como oposicionistas aparecem bem posicionados entre os que mais votaram a favor de matérias simpáticas ao governo. Romero Rodrigues e Ruy Carneiro, ambos do Podemos, registraram 89% e 84% de alinhamento, respectivamente.
Damião Feliciano, do União Brasil, vem logo em seguida, com 82%. Os únicos que se posicionam frontalmente contrários às matérias governistas são Cabo Gilberto (19%) e Wellington Roberto 34%, ambos filiados ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Quando o assunto é o Senado, o alinhamento com o governo Lula na votação das matéria é ainda maior. Daniella Ribeiro, do PSD, e Veneziano Vital do Rêgo, do MDB, votaram favoráveis em todos os projetos de interesse do Planalto. Já Efraim Filho, do União Brasil, que se coloca como independente, votou alinhado com o governo federal em 86% das matérias apreciadas.
A sintonia dos parlamentares paraibanos com o governo do presidente Lula tem sentido, quando se observa a votação dele nas eleições do ano passado, aqui na Paraíba. O presidente saiu das urnas com mais de 66% dos votos, contra 33% de Jair Bolsonaro.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni