Executivo
Pedro não descarta disputa de vaga na Câmara, abrindo espaço para Romero na vice de Cícero
29/10/2025 07:48

Suetoni Souto Maior

Pedro Cunha Lima e Romero Rodrigues são cotados para vice, caso não sigam com projeto próprio em 2026. Foto: Divulgação

Romero Rodrigues (Podemos) ou Pedro Cunha Lima (PSD)? Estas são as principais opções colocadas na mesa do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), como opções de vice para a chapa que o pessoense pretende liderar na disputa pelo governo do Estado em 2026. A maior resistência, meses atrás, era o próprio Pedro, que não abria mão da disputa pelo Executivo. Este diálogo evoluiu para um discurso de que ele não lançará o nome de qualquer jeito e que pode, sim, apoiar a postulação do prefeito, caso haja o entendimento do grupo.

Nesta semana, em entrevista à rádio Arapuan, Pedro sinalizou que também tem como opção a disputa de vaga na Câmara dos Deputados. Neste caso, mesmo sem ele se estender sobre o assunto, a lógica é que Romero seja indicado para o espaço de vice de Cícero. Esta seria uma troca similar à que ocorreu em 2022, quando Pedro Cunha Lima abriu mão da reeleição para a Câmara dos Deputados e disputou o governo. Naquele momento, o espaço, chancelado pelo grupo liderado pelo ex-senador Cássio Cunha Lima (PSD), foi legado a Romero.

Pedro disputou as eleições de 2022 contra o governador João Azevêdo (PSB), que foi reeleito naquele ano. A contenda, no entanto, foi duríssima e só foi resolvida no segundo turno. Para o ano que vem, o ex-deputado tinha um acerto inicial com o senador Efraim Filho (União Brasil), mas houve um distanciamento motivado pela aproximação do parlamentar com o bolsonarismo. Efraim deverá representar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições do próximo ano. Se não conseguir liderar a federação União Progressista (que poderá ficar com Lucas Ribeiro, do PP), ele poderá migrar para o PL para seguir no projeto eleitoral.

A saída de Cícero Lucena da base governista, após o rompimento com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), abriu espaço para ele na oposição. Neste caso, a reaproximação com Cássio Cunha Lima vem consolidando o amadurecimento de uma possível aliança. Pela evolução do diálogo, é possível dizer que a bola está com Romero. Ao menos por enquanto.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave