Executivo
Longe da Calvário: Ricardo embarca para a Europa e participa da inauguração de comitês do PT na Espanha
19/04/2022 21:53
Suetoni Souto Maior
Ricardo Coutinho foi acusado pelo Gaeco de comandar a suposta organização criminosa. Foto: Divulgação

O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) não tem certeza de que poderá participar das eleições deste ano, mas tem mantido uma agenda política intensa. O pré-candidato ao Senado embarca nesta terça-feira (19) para a Europa. Ele vai participar da inauguração de dois comitês populares de luta para a campanha do ex-presidente Lula no país europeu. A viagem foi possível porque a Justiça revogou a medida cautelar que impedia a saída dele do país e condicionava as ausências da Comarca de João Pessoa à conquista de autorização judicial.

Coutinho é o principal alvo da operação Calvário, conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). O ex-gestor é acusado pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de ter integrado uma suposta organização criminosa que teria desviado mais de R$ 400 milhões da Saúde e da Educação entre 2011 e 2018. A maior parte das ações que têm o gestor como réu foi remetida para a Justiça Eleitoral para que seja analisada suposta conexão com caixa 2. A defesa nega todas as acusações e sustenta que o ex-governador é alvo de “perseguição”.

Leia também

. Sérgio Queiroz reúne 50 candidatos a deputado para discutir ‘alinhamento partidário’

. Prefeito de Picuí vira réu em processo por suspeita de crime ambiental

Filiado ao PT deste o ano passado, Ricardo Coutinho tenta agora ter o nome confirmado para a disputa de vaga no Senado. Ele teve a inelegibilidade decidida no julgamento de três ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2020. O petista tenta, agora, um efeito suspensivo. Enquanto isso, tem participado ativamente de todas as atividades partidárias. Na viagem à Espanha, ele vai participar da inauguração dos chamados Comitês Populares de Luchas ficarão na região de Castela e Leão, sediado na cidade de Salamanca, e na capital, Madri.

Além dos integrantes do Núcleo de Vivências, Estudos e Lutas do Partido dos Trabalhadores na Espanha, estarão presentes autoridades de partidos aliados e embaixadores de países governados por forças progressistas. Na ocasião, entre 21 e 23 de abril, ele também ministrará palestras sobre o Brasil e as eleições de 2022 na Universidade de Salamanca. Coutinho viaja a convite do Centro de Estudios Brasileños.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni