Executivo
João Azevêdo nomeia Wilson Filho para a Educação e Arimatheus Silva para a Saúde
13/06/2024 07:11
Suetoni Souto Maior
Wilson Filho tem nome confirmado para a Secretaria de Educação. Foto: Divulgação

Uma semana depois de duas baixas importantes na gestão estadual, o governador João Azevêdo (PSB) efetivou os substitutos para as duas principais pastas da gestão. O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) vai substituir o professor Antônio Roberto Souza no comando da Educação. O educador deixou a pasta após grande pressão política feita por parlamentares enxergavam “falta de traquejo” no ex-auxiliar do governo. A pasta executiva de Gestão Pedagógica será ocupada pelo ex-reitor da Universidade Federal de Campina Grande, José Edilson de Amorim. Ele substitui Maria Elizabete de Araújo, exonerada a pedido do cargo.

As mudanças efetivadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (13) também incluem a troca de comando na Saúde. A pasta estava vazia desde a semana passada, quando o secretário Jhony Bezerra pediu exoneração para uma eventual disputa eleitoral em Campina Grande. Ele será substituído por Arimatheus Silva Reis, que deixa a Direção Superior da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) para ocupar o novo cargo. Ele figura, com isso, como reserva estratégica, para o caso Bezerra decidir voltar para a antiga função.

Em relação à Educação, a pressão para a mudança no comando vinha numa escalada há vários meses. Ela vinha, sobretudo, da Assembleia Legislativa, onde deputados pressionavam Antônio Roberto Souza para verem seus pleitos atendidos. O agora ex-ocupante da pasta era indicação do Republicanos do deputado federal Hugo Motta e considerado um quadro técnico. O ex-gestor teria sido indicado ao partido pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Os dois haviam trabalhado juntos quando o hoje ministro era governador do Ceará.

Já sobre a Saúde, a mudança era vista como certa também há muitos meses. Isso porque Jhony Bezerra vinha se colocando como nome para a disputa municipal, inclusive com participação em reuniões políticas. Ele é visto como potencial candidato a prefeito de Campina Grande ou mesmo como “vice dos sonhos” em chapa eventualmente comandada pelo hoje deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). Este último se derreteu em elogios em relação ao amigo em vídeo no qual parabenizava Bezerra pelo seu aniversário.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave