Executivo
“Fascista”, “separatista”, “míope”, “preconceituoso”… veja reação de políticos paraibanos às seclarações de Zema
07/08/2023 13:42

Suetoni Souto Maior

Romeu Zema é criticado por fala preconceituosa. Foto: Rafa Neddermeyer/ABr

As declarações com viés separatista do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (PL), provocou fortes reações de indignação entre os políticos paraibanos. Em entrevista publicada no último sábado (5), no Jornal O Estado de São Paulo, o gestor defendeu a união dos estados do Sul e do Sudeste contra o Nordeste. O mandatário também criticou a existência de medidas voltadas para a correção da desigualdade regional e justificou a medida com o argumento de que o Nordeste é uma vaquinha que produz pouco. A reação foi imediata entre os nordestinos e até sulistas e “sudestinos”.

O prefeito Cícero Lucena (PP) foi quem usou o adjetivo mais forte frente às declarações do gestor mineiro, que tenta se cacifar para atrair o eleitor bolsonarista para as eleições de 2026. As declarações de Zema foram consideradas manifestações fascistas pelo prefeito paraibano. Lucena criticou o estímulo ao divisionismo nacional. Na entrevista, Zema contesta a visão diferenciada que o Norte e o Nordeste, regiões com os estados mais pobres do país, tem recebido em relação a políticas públicas. O gestor pessoense, diante disso, sugeriu que o governador mineiro abra mão dos benefícios recebidos pelos municípios do Vale do Jequitinhonha.

Veja também

. Criticado por governadores, Zema recua e diz que não incentivou divisionismo ao defender união do Sul e Sudeste contra o Nordeste

. Zema aposta em divisionismo, fala em unir Sul e Sudeste contra o Nordeste e provoca reação na bancada paraibana

Minas Gerais, assim como o Espírito Santo, integram a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), por possuírem municípios que sofrem com as secas, assim como a maior parte das cidades nordestinas. No mesmo norte, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), classificou Zema de “preconceituoso”. “Enquanto nós defendemos mais dignidade para o nosso povo com políticas públicas, o governador Zema busca um caminho contrário à união que tanto precisamos neste momento. Precisamos de políticos que lutem por melhores condições de vida para a população”, resumiu.

O primeiro a protestar contras as declarações de Zema foi o deputado federal Gervásio Maia (PSB). Ele se manifestou sobre o assunto ainda no sábado. “Em fala vergonhosa, Romeu Zema anuncia frente dos estados do Sul e Sudeste CONTRA o Nordeste. Fomenta a polarização do país para capitalizar os radicais e o espólio bolsonarista. Governador, o Nordeste é maior que sua miopia e seu preconceito. Somos um só povo, um único Brasil”, disse Gervásio Maia em postagem nas redes sociais. 

O governador João Azevêdo (PSB) assinou a carta representando o Consórcio de Governadores do Nordeste, que é comandado por ele. “Enquanto Norte e Nordeste apostam no fortalecimento do projeto de um Brasil democrático, inclusivo e, portanto, de união e reconstrução, a referida entrevista parece aprofundar a lógica de um país subalterno, dividido e desigual. […] A união regional dos estados Nordeste e, também, os do Norte, não representa uma guerra contra os demais estados da federação”, alegou o Consórcio Nordeste, em nota.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave