A ausência de muitos paraibanos na votação que apreciou, nesta quata-feira (10), a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi um retrato do processo que acabou evitando a perda de mandato da parlamentar. Ela se encontra presa na Itália após fugir do Brasil para evitar o cumprimento do mandato de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 12 paraibanos, apenas cinco se posicionaram.
Foram a favor da cassação os deputados Mersinho Lucena (PP), Gervásio Maia (PSB), Luiz Couto (PT) e Aguinaldo Ribeiro (PP). O deputado Romero Rodrigues (Podemos) se absteve e Hugo Motta (Republicanos), por ser presidente da Casa, não votou. O único contrário foi o Cabo Gilberto Silva (PL), do mesmo partido da parlamentar. Nenhum dos outros paraibanos participou, esvaziamento similar ao ocorrido com a bancada dos outros estados.
Eram necessários 257 votos para a cassação, mas foram dados apenas 227 a favor. Os contrários foram minoria (170) e houve 10 abstenções. Na prática, quem não compareceu ajudou Zambelli a se manter no mandato apesar das duas condenações criminais arbitradas pelo Supremo.
Carla Zambelli foi condenada a dez anos de prisão por ter comandado uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença se tornou definitiva em junho deste ano, sem possibilidade de recurso. Pago por ela, o trabalho foi executado pelo hacker Walter Delgatti, que também está preso. Ela tembém foi colndenada no episódio em que perseguiu um homem negro armada pelas ruas de São Paulo por discordar da posição política do rapaz.
A parlamentar fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça. Dias depois de ser considerada fugitiva e procurada pela Interpol, Zambelli foi presa nos arredores de Roma. O governo brasileiro pediu a extradição da deputada, que ainda não foi analisada pela justiça italiana.
Além da prisão, o STF também determinou a perda imediata do mandato de Zambelli. A Constituição prevê a cassação de parlamentares condenados criminalmente e sem possibilidade de recurso.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni