Executivo
Em processo de aproximação, Hugo Motta não vai a ato de Lula sobre o 8 de Janeiro
07/01/2026 08:02

Suetoni Souto Maior

Lula e Hugo Motta durante evento em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não vai estar ao lado do presidente Lula (PT) no ato que lembrará, nesta quinta-feira (8), a invasão e o quebra-quebra promovido por militantes bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, em janeiro de 2023. O ato ocorrido há três anos tentava impedir a manutenção do petista no poder e trazer de volta ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas em 2022.

Mais de 1,4 mil pessoas foram presas e, delas, mais de 900 foram responsabilizadas, algumas com penas que superaram 27 anos de prisão, caso do ex-presidente e de integrantes da cúpula militar envolvida na tentativa de golpe de estado. O ato desta quinta-feira, portanto, tem o objetivo de repudiar a tentativa de golpe e deve ser marcado, também, pelo veto presidencial ao projeto de lei da dosimetria, aprovado pelo Congresso. A legislação reduziria o tamanho da pena imposta às vítimas.

Além de Motta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), também não comparecerá ao evento, que ocorrerá no Palácio do Planalto. Este é o segundo ano que que o ato em favor da democracia ocorre em Brasília.

A ausência de Motta ocorre no momento em que ele busca uma aproximação com o presidente Lula, com vistas às eleições deste ano, na qual o pai dele, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), disputará uma vaga no Senado.

O PT da Paraíba está dividido entre o apoio à reeleição do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que assume o governo a partir de abril, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB).

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave