O governo federal vai voltar a bancar o atendimento por carros-pipa em 140 cidades paraibanas. Os serviços estão suspensos em vários destes municípios desde o início do mês e a tendência é que sejam retomados já na semana que vem. O reconhecimento da situação de emergência por causa da estiagem foi publicado na edição desta sexta-feira (9), no Diário Oficial da União (DOU), pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A decisão ocorre dez dias após o Exército Brasileiro, responsável pelo cadastramento dos pipeitos, anunciar a suspensão dos serviços.
O cancelamento ocorreu justamente porque os decretos ainda não estavam homologados. Em contato com o blog, nesta quinta-feira (8), o presidente da Famup (Federação das Associações de Municípios da Paraíba), George Coelho, falou sobre a apreensão dos gestores municipais. Eles, segundo o dirigente, estavam sendo obrigados a retirar recursos de outras áreas para garantir o pagamento dos pipeiros. O governo do Estado já havia homologado os pedidos feitos pelos municípios há mais de 20 dias, porém, houve demora da Defesa Civil Nacional para regularizar a situação.
Diante da situação, o Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação sobre o problema. O órgão deu dez dias úteis para que o governo federal explicasse o ocorrido. O prazo foi estipulado no dia 25 do mês passado. Além disso, agendou reunião para o dia 13 deste mês com representantes do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) e da SEIRHMA (Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) e convidou os representantes das bancadas de parlamentares federal e estadual da Paraíba, além da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), para debater o assunto.
Veja a lista dos municípios contemplados
Alcantil
Algodão de Jandaíra
Aparecida
Arara
Araruna
Areia
Areial
Aroeiras
Assunção
Bananeiras
Baraúna
Barra de Santa Rosa
Barra de Santana
Barra de São Miguel
Belém do Brejo do Cruz
Boa Ventura
Boa Vista
Bom Sucesso
Bonito de Santa Fé
Brejo dos Santos
Cabaceiras
Cachoeira dos Índios
Cacimba de Areia
Cacimba de Dentro
Cajazeiras
Camalaú
Campina Grande
Caraúbas
Carrapateira
Casserengue
Catolé do Rocha
Caturité
Conceição
Condado
Congo
Coremas
Coxixola
Cubati
Cuité
Curral Velho
Damião
Desterro
Diamante
Dona Inês
Emas
Esperança
Fagundes
Frei Martinho
Gado Bravo
Gurjão
Imaculada
Ingá
Itabaiana
Jericó
Joca Claudino
Juazeirinho
Juru
Lagoa
Lagoa Seca
Lastro
Livramento
Mãe DÁgua
Manaíra
Marizópolis
Massaranduba
Matinhas
Maturéia
Mogeiro
Montadas
Monte Horebe
Mulungu
Natuba
Nazarezinho
Nova Floresta
Nova Olinda
Nova Palmeira
Olho DÁgua
Olivedos
Parari
Passagem
Patos
Pedra Lavrada
Piancó
Picuí
Pocinhos
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Pombal
Princesa Isabel
Puxinanã
Queimadas
Quixabá
Remígio
Riachão
Riacho de Santo Antônio
Riacho dos Cavalos
Salgadinho
Salgado de São Félix
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Luzia
Santa Teresinha
Santana dos Garrotes
Santo André
São Bentinho
São Bento
São Domingos
São Domingos do Cariri
São Francisco
São João do Cariri
São João do Tigre
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Espinharas
São José de Piranhas
São José de Princesa
São José do Bonfim
São José do Brejo do Cruz
São José do Sabugi
São José dos Cordeiros
São Mamede
São Sebastião de Lagoa de Roça
São Sebastião do Umbuzeiro
Seridó (São Vicente do Seridó)
Serra Branca
Serraria
Solânea
Soledade
Sossêgo
Sousa
Taperoá
Tavares
Tenório
Triunfo
Uiraúna
Umbuzeiro
Várzea
Vieirópolis
Zabelê
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni