A suspensão da oferta de carros-pipa pelo governo federal para 159 municípios paraibanos virou alvo de investigação do Ministério Público Federal. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), na Paraíba, abriu nesta sexta-feira (25) procedimento para apurar as causas do corte de verba do governo federal para o custeio do serviço emergencial. O fornecimento de água foi suspenso na semana passada pelo Exército Brasileiro, por falta de repasses federais para custear a operação. O caso motivou pronunciamento da senadora Daniella Ribeiro (PDT) no plenário do Senado, nesta semana.
Entre as providências, a procuradora da República, Janaína Andrade, do Ministério Público Federal, expediu ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para que, no prazo de 10 dias úteis, informe a situação da Operação Carro-Pipa no Estado, “especialmente se e quando houve paralisação no mês de novembro”. Oficiou ainda a Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado da Paraíba (SEIRHMA) para que informe se foi comunicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional acerca de eventual paralisação da operação em novembro.
Por fim, o MPF agendou reunião para o dia 13 de dezembro com representantes do MDR e da SEIRHMA e convidou os representantes das bancadas de parlamentares federal e estadual da Paraíba, além da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), para debater o assunto. Ao todo, 674 carros-pipa tiveram as atividades suspensas no último dia 16, em meio aos efeitos da estiagem neste ano.
O deputado federal Ruy Carneiro informou ao blog que também cobrou providências da Secretaria Nacional da Defesa Civil e recebeu a resposta de que os serviços serão retomados assim que o Ministério da Economia suplementar o orçamento do órgão. O problema tem preocupado prefeitos paraibanos que dizem não dispor de recursos para manter os serviços sem a ajuda do governo federal.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni