O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi leito para o terceiro mandato de presidente da República. O petista trilhou um caminho cheio de percalços até à vitória nas urnas neste domingo (30). Ele chegou a ser preso e passou quase dois anos recluso por causa de acusações de envolvimento em supostos casos de corrupção apurados pela operação Lava Jato. O petista foi solto e se livrou dos processos após o Supremo Tribunal Federal (STF), em duas decisões, entender que o Paraná não era o foro adequado para julgar o petista, além da suspeição do ex-juiz e atual senador eleito Sérgio Moro.
Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) em eleição apertada, com uma vantagem de pouco mais de 2 pontos percentuais. Para a disputa, ele enfrentou o uso da máquina em proporção jamais vista na história do Brasil. No intervalo de poucos meses, o governo federal criou benesses como a ampliação do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, pagamentos de auxílios para taxistas e caminhoneiros, redução de impostos para subsidiar a redução do preço dos combustíveis, empréstimos para beneficiários de programas sociais e reabertura do Pronamp.
O ex-presidente chegou à vitória com o apoio de uma frente ampla, que começou a ser construída com a aliança com o ex-governador de São Paulo e ex-desafeto Geraldo Alckimin (PSB). O ex-gestor trocou o PSDB pela sigla socialista para pavimentar a postulação do cargo de vice na chapa encabeçada por Lula. Ele também atraiu para o arco de alianças várias lideranças que atuaram em governos passados, a exemplo de nomes da equipe econômica do governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), responsáveis pela criação do plano Real. O próprio FHC pediu votos para Lula, seu ex-desafeto.
Para governar, o ex-presidente enfrentará um país dividido e uma oposição radicalizada. A eleição dele dependeu de forma acentuada das votações no Nordeste, onde conseguiu os melhores índices de aprovação. Na maior parte dos estados do país, Bolsonaro foi mais votado.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni