Executivo
Covid-19: internamentos batem recorde e médias de maio já são as maiores do ano
20/05/2021 17:11
Suetoni Souto Maior
Magistrada alega alto risco de morte de pacientes por causa do agravamento da pandemia. Foto: Alex Ribeiro/Pará

Você queria um motivo para redobrar os cuidados com a Covid-19? Aqui vai um: os hospitais paraibanos bateram recorde de internações nas últimas 24 horas. Foram 109 pacientes internados no Estado. E sabe o pior? Em apenas 20 dias deste mês, a média de internamentos por causa das contaminações pelo novo Coronavírus é a maior do ano. Foram 76,4 internações diárias, contra 24 registradas a cada 24 horas em janeiro. O número é mais dramático que o de março, pior mês da pandemia, que ficou na casa das 74.

Veja o quadro abaixo:

Reprodução

Os números apontam para o agravamento da pandemia e, segundo os especialistas, para o crescimento acentuado da terceira onda de contaminações pela Covid-19. O pico da nova fase da pandemia era previsto para julho, porém, a Secretaria de Estado da Saúde já possuía estudos que indicavam a possibilidade de antecipação do momento mais grave. Os registros são consequência do crescente descaso da população com medidas simples como uso de máscara, isolamento e distanciamento social. O reflexo disso é visto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 73%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 76%. Em Campina Grande estão ocupados 68% dos leitos de UTI adulto e no Sertão 88% dos leitos de UTI para adultos. Os dados mostram, inclusive, um crescimento acentuado na região polarizada pela Capital nos últimos dias. Só para se ter uma ideia, a ocupação das UTIs era de 70% nesta quarta-feira (20).

A Paraíba tem registradas 7.336 mortes desde o início da pandemia. Só nas últimas 24 horas, o registro foi de 34 óbitos. A Secretaria de Estado da Saúde registrou, nesta quinta (20), 892 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 80 (8,96%) são casos de pacientes hospitalizados e 812 (91,03%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 313.077 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 883.056 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Palavras Chave