Executivo
Covid-19: decreto estadual suspende rodada do Campeonato Paraibano
26/03/2021 07:39
Suetoni Souto Maior
Jogos do Campeonato Paraibano terão que ser remarcados. Foto: Divulgação

A abertura do Campeonato Paraibano de 2021 será suspensa enquanto durar a vigência do decreto do governo do Estado destinado ao enfrentamento da Covid-19. Ao todo, quatro jogos serão suspensos e precisarão ser remarcados para depois do dia 5 de abril. A decisão foi confirmada pelo governador João Azevêdo (Cidadania) durante entrevista à TV Cabo Branco. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (26) e todas as equipes paraibanas terão pelo menos uma partida suspensa.

O campeonato seria aberto na próxima quarta-feira (31), com jogo entre Treze e Atlético, no Presidente Vargas. No dia 1º, haveria a partida entre Sousa e Botafogo, no Marizão. No dia 3, haveria confronto entre Nacional de Patos e Perilima, no José Cavalcanti. Por fim, no dia 4, haveria confronto entre São Paulo Cristal e Campinense, no Carneirão. Os decretos criam as restrições para a semana que será marcada pela antecipação de feriados. Foram antecipados Tiradentes, Corpus Christi e Fundação do Estado.

A partir deste sábado (27) tem início o período de feriadão, que se estende até domingo da próxima semana, dia 4. Neste período, segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, apenas as atividades essenciais poderão funcionar. Ao todo, 5.404 pessoas morreram na Paraíba desde o início da pandemia, vítimas da Covid-19. Só neste mês, foram 908 pessoas mortas em apenas 25 dias.

Durante o feriado de cinco dias, antecipado em medida provisória pelo Governo, será mantido o toque de recolher das 22h às 5h e ampliada a suspensão das aulas presenciais para as redes públicas e privadas. Além disso, os transportes intermunicipais e a balsa que faz a travessia Costinha/Cabedelo ficarão paralisados e os terminais rodoviários do estado serão fechados entre os dias 29 de março e 2 de abril. 

As medidas são necessárias para promover o distanciamento social e conter a disseminação da Covid-19 na Paraíba. No dia 3 de abril será realizada a 22ª avaliação do Plano Novo Normal que definirá as diretrizes para a retomada das atividades a partir do dia 5 de abril.

Dentre os serviços considerados essenciais e que poderão funcionar ao longo dos próximos dias estão supermercados, feiras livres, açougues, padarias e lojas de conveniência situadas em postos de combustíveis, ficando vedado o consumo de quaisquer gêneros alimentícios e bebidas no local.

As agências bancárias e casas lotéricas poderão realizar atendimento presencial, exclusivamente para atividades que não possam ser realizadas nos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto, bem como prestar auxílio ao atendimento dos aposentados, pensionistas e beneficiários do Bolsa Família.

Os restaurantes, bares e lanchonetes só poderão funcionar até as 21h30 por meio de entrega em domicílio e retirada de mercadoria. Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral e de medicamentos, além de serviços de transporte de cargas também estão entre as atividades liberadas para funcionar.

Já os estádios, ginásios, centros esportivos e os parques pertencentes ao estado ficarão fechados. As missas, cultos e cerimônias religiosas presenciais também seguirão suspensos no período, ficando asseguradas as atividades de preparação, gravação e transmissão das celebrações, bem como as ações de assistência social e espiritual, atendendo as recomendações sanitárias.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://chat.whatsapp.com/LjSHneKlLUKKzBM0oa0Lpd

Palavras Chave