Executivo
Cícero se diz estarrecido e alega que debate antecipado sobre engorda das praias mostra incompetência da oposição
27/02/2023 13:47
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena determina a recomposição das perdas causadas pela inflação. Foto: Divulgação/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), demonstrou irritação ao ser questionado, nesta segunda-feira (27), sobre a proposta de engorda em praias da capital. O tema será abordado em uma audiência pública marcada para esta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa, e surgiu no radar dos opositores após entrevista do gestor. O problema é que, segundo o prefeito, não há justificativa para o debate neste momento, porque ainda não existe projeto. “Isso só demonstra a incompetência da oposição”, ironizou, depois de dizer que os estudos estão sendo contratados agora e só com o resultado deles será possível elaborar o projeto.

A discussão sobre intervenções na orla de João Pessoa permeia o debate político já quase 40 anos. O tema surge volta e meia sempre que há mudança de governante, por causa do avanço do mar e do risco degradação ainda maior da Barreira do Cabo Branco. A insipiência dos estudos, no entanto, segundo o gestor, não quere dizer que não haja disposição de enfrentar o problema. A proposta inicial visa a engorda de trechos da orla da capital que sofrem com o avanço do mar. Os opositores ao prefeito alegam que pode haver prejuízo ao meio ambiente com a proposta.

O prefeito defende a ideia da engorda alegando que existem mais de 40 intervenções em cidades brasileiras, todas pelos mesmos motivos da capital paraibana (avanço do mar). Ele citou que houve intervenção em Copa Cabana (RJ), há 50 anos, porque o mar estava avançando por lá. Na capital fluminense, o gestor lembra, houve também o Aterro do Flamengo. Foram citadas intervenções também no Ceará, em Pernambuco e há pretensão, também, de fazer o mesmo no Rio Grande do Norte. Cícero diz que o mesmo algo precisa ser feito em João Pessoa. “Ou vocês querem que se deixe o mar derrubar a Estação Ciência?”, questionou.

A reação de Cícero ocorre dias depois de o Ministério Público de Contas, órgão com atuação no Tribunal de Contas do Estado (TCE), solicitar à administração municipal todos os projetos e licenças relacionadas à proposta da engorda das praias. Cícero disse que isso será feito quando o projeto existir. Depois de ver licenciadas as propostas, ele alega que vai ouvir a população por meio de audiências públicas. Aí, sim, haverá sobre o que debater. Esperemos…

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave