Perfeccionista, poeta, redator, editor, artista… são muitos os predicados elogiosos para serem atribuídos a Juca Pontes, falecido na noite deste sábado (8), aos 64 anos. Os mais felizes são aqueles que podem acrescentaram o termo amigo à pessoa homenageada. Para quem teve a chance do convívio, difícil seria o contrário. De feição afável e sorriso largo, Juca costumava receber os amigos com abraço e palavras amigáveis. Profissionalmente, inspirava pelas soluções geniais. Por isso, cativava a todos, de autoridades ao guardador de carros. Tratava a todos com admirável respeito.
O coração gigantesco de Juca parou de bater justamente numa véspera de Domingo de Páscoa, data que simboliza a ressurreição para a cristandade. Sobre a partida, o prefeito licenciado de João Pessoa, Cícero Lucena, e a primeira-dama, Lauremília Lucena, disseram em nota conjunta que na vida encontramos pessoas que traduzem com perfeição o conceito de ‘amor ao próximo’ e são capazes de contagiar o mundo. “Meu amigo Juca Pontes, ou apenas ‘Juquinha’, como eu e tantos outros gostávamos de chamá-lo, era um editor perfeccionista, poeta inspirado, redator técnico e, acima de tudo, um amigo/irmão fiel”.
O presidente licenciado da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley, prefeito em exercício, também homenageou o amigo, através de postagem nas redes sociais. “Meus sentimentos à família do eterno amigo Juca Pontes. Vá em paz, amigo”, disse. A senadora Daniella Ribeiro, idealizadora do documentário de ’50 anos da Livraria do Luiz juntamente com Juca Pontes’, também lamentou a perda. “Sempre que tive a oportunidade de estar com Juca, era agraciada com o seu intelecto cultural e a sua simplicidade. Juca sempre foi um entusiasta da cultura, e assim sempre será lembrado”, comentou.
O governador João Azevêdo (PSB) foi outro que lamentou a morte do poeta, lembrando que o escritor estava colaborando com a gestão atual e deixou uma importante contribuição na Fundação Casa de José Américo. “Imortal da Academia Paraibana de Letras, sua sensibilidade e talento com as palavras fizeram história na literatura paraibana”, destacou o gestor, que foi seguido também em homenagem feita pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), ligada ao governo estadual. Houve nota ainda da Associação Paraibana de Imprensa (API).
Amigo pessoal de Juca, o secretário de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, Marcos Vinícius, lamentou a perda. “Começo o domingo de Páscoa com o coração em lágrimas pela partida do meu amigo. Que tanta falta fará Juca Pontes”, escreveu, lembrando o talento extraordinário do amigo.
Outro que prestou homenagem foi o deputado estadual Luciano Cartaxo, ex-prefeito de João Pessoa. “Hoje vivo um dos dias mais tristes dos últimos anos. Meu amigo, irmão, exemplo de brilhantismo na literatura e na vida, Juca Pontes, se foi”, disse o parlamentar.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni