Judiciário
Alexandre de Moraes atende equipe de Lula e suspende porte e transporte de armas no Distrito Federal
28/12/2022 13:33
Suetoni Souto Maior
Ação visa o combate ao crime em parceria com os governos estaduais. Foto: Divulgação/ABr

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quarta-feira (28) as autorizações para porte e transporte de armas de fogo e de munições em todo o território do Distrito Federal. A decisão atende a pedido formulado pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A restrição tem validade temporária e impede os Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) de usarem armas entre as 18h desta quarta-feira até a segunda-feira (2) da semana que vem.

O pedido foi formulado pela equipe de transição por causa de eventos recentes envolvendo atentados e planejamentos de atos terroristas protagonizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O primeiro ocorreu no dia 12, durante a diplomação do presidente eleito e do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). No fim de semana, um homem foi preso suspeito de tentar explodir um caminhão tanque carregado de querosene no Aeroporto de Basília. O atentado, de acordo com as investigações da Polícia Civil, foi planejado no assentamento de apoiadores do presidente que fica em frente ao QG do Exército, na Capital federal.

A medida atende a pedido da equipe de transição do governo Lula e visa aumentar a segurança para a cerimônia de posse do petista, que acontece no domingo (1º), em Brasília. De acordo com a decisão de Moraes, quem desrespeitar a determinação nesse período deverá ser autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave