Executivo
Adriano Galdino, o PT de Lula e uma relação que não deu match
25/09/2025 07:47

Suetoni Souto Maior

Cida Ramos divulga nota crítica a declarações de Adriano Galdino. Foto: Divulgação

A relação entre o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), e o Partido dos Trabalhadores, na Paraíba, anda de mal a pior. A mandatária da legenda, no Estado, Cida Ramos, não gostou nada das palavras do parlamentar, que é pré-candidato a governador. O que descontentou mais o PT foi a disposição do postulante de buscar o apoio da sigla via direção nacional, pelo entendimento particular de que “o povo (do PT) da Paraíba não manda em p…nenhuma”. Por mais que a premissa defendida por Galdino não esteja totalmente equivocada, a frase pegou muito mal.

A dirigente petista, que também é deputada estadual, divulgou nota dizendo que as palavras de Galdino são equivocadas. “Mostra que ele entende muito pouco de PT e de Lula”, ressaltou, em relação ao presidente da República, de quem o presidente da Assembleia busca o apoio. Cida disse ainda que o “presidente Adriano Galdino subestima a militância e agride quem supostamente ele diz querer estar aliado. Não parece coerente. Pelo contrário, desgasta e gera conflitos com quem realmente está com Lula, em defesa da democracia e contra a impunidade na política”.

A fala de Galdino decorre de um fato que tem se tornado comum na Paraíba. Não rato (ou quase sempre) a militância tem escolhido um candidato para as eleições e a direção nacional outro. A consequência disso é que o partido tem ido dividido para a disputa eleitoral. Por causa dessa questão, gerou desconforto, também, o fato do prefeito Cícero Lucena (sem partido) ter procurado direção nacional do partido, nesta quarta-feira (24), sem antes abrir diálogo com a instância estadual. Da mesma forma, gera desconforto o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) não ter declarado, até o momento, voto em Lula.

O momento atual deixa claro que o PT é uma noiva que espera ser cortejada. É bem verdade que o partido, na Paraíba, tem pouco poder orgânico, mas é verdade também que possui outros atrativos. São eles tempo de TV e Lula em busca de um palanque. Fica claro também neste ponto que tem faltado algo aos galanteadores.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave