O Partido dos Trabalhadores decidiu, mais uma vez, não decidir sobre o papel da sigla nas eleições deste ano, em João Pessoa. A agremiação está dividida entre as candidaturas próprias de Cida Ramos ou Luciano Cartaxo ou uma composição com o atual prefeito, Cícero Lucena (PP). A definição ocorreria durante reunião da Executiva Nacional, nesta segunda-feira (6), mas o tema foi retirado de pauta e enviado para análise, mais uma vez, do Diretório Nacional. A próxima reunião do grupo está prevista para ocorrer no fim do mês, em data a ser confirmada.
A decisão preocupou o Diretório Municipal do partido, comandado por Marcos Túlio. E tem motivo para isso: quanto mais demora para que haja uma definição, mais difícil fica dar viabilidade a uma postulação própria. Isso ocorre porque, hoje, praticamente todos os partidos do campo progressista já estão alinhados com o prefeito Cícero Lucena. A lista inclui PCdoB e PV, que integram a Federação Brasil da Esperança junto com o Partido dos Trabalhadores. A decisão frustrou a militância ligada a Cida e a Cartaxo, que esperava maior celeridade na definição.
A composição com Cícero Lucena serve ao propósito do partido de tentar frear o crescimento da extrema-direita em João Pessoa. O susto foi vivido em 2022, quando o presidente Lula (PT) foi o mais votado na capital paraibana por uma pequena margem de votos. Antes disso, os candidatos petistas encontravam grande facilidade nas disputas na cidade. Foi assim com Lula, em 2002 e em 2006. Depois com Dilma Rousseff, em 2010 e em 2014. O partido perdeu com Fernando Haddad em 2018 e venceu por pouco com Lula em 2022.
O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, tem dado declarações na linha de que uma eventual composição entre PT e PP no primeiro turno, em João Pessoa, eleva as chances de vitória do grupo no primeiro tuno. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro é representado, na capital, pelo ex-ministro Marcelo Queiroga (Saúde). Ele terá, possivelmente, o pastor Sérgio Queiroz (Novo) como vice na chapa. Apesar de pouco conhecido, a tendência é que o postulante consiga parte do espólio do bolsonarismo na cidade. Tudo isso será levado em conta na decisão do PT. Resta esperar.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni