A reunião do governador João Azevêdo (Cidadania) com a bancada federal paraibana, nesta quarta-feira (10), contou com uma ausência: a do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). O encontro seguiu com alguns cochichos e teorias sobre rompimento, mesmo com a justificativa da ausência. O emedebista tinha agenda prévia em Dubai, nos Emirados Árabes, onde participa da Expo-Dubai. Mas por que toda essa desconfiança? Simplesmente porque há pelo menos seis meses os dois não trocam uma única palavra. Na bolsa de apostas, as especulações sobre uma possível candidatura de Veneziano estão nas alturas.
O distanciamento entre os dois tem passado de caso contornável a contenda quase incorrigível. O resultado disse, de fato, poderá ser uma marcha em trincheiras diferentes no ano que vem, talvez com candidaturas opostas. João Azevêdo é o candidato natural de um grupo talvez maior do que o possível de ser sustentado, frente aos interesses da base aliada. Veneziano, por outro lado, tem o comando de um partido forte no Estado, a mãe ocupando também uma cadeira no Senado e um irmão ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). E tem ainda a simpatia do ex-presidente Lula (PT), cujo apoio também é pretendido por João.
Do lado do governo há queixas sobre o distanciamento de Veneziano. Do lado do senador, as reclamações são de não ser ouvido pelo governador. Os dias passam, as pedras se movem no xadrez e o muro entre os dois tem se erguido pedra por pedra. Entre os governistas houve deputado que se colocou como bombeiro para costurar a reaproximação, mas nenhum alinhamento saiu do papel. O encontro desta quarta-feira para a discussão das emendas do Orçamento Geral da União, em Brasília, era a oportunidade para quebrar o gelo, mas tudo caiu por terra.
Como João espera por Veneziano e Veneziano espera por João e ninguém se mexe, não é absurdo prever uma ruptura num futuro próximo. Essa definição, ao que parece, não deve demorar para ocorrer.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
16/04/2025 12:24
16/04/2025 08:01