Judiciário
Veja como ficaram as Câmaras Municipais de Boqueirão e Mãe D’Água após eleições suplementares
13/11/2023 08:26
Suetoni Souto Maior
TRE cassou dezenas de mandatos de vereadores por fraude no pleito de 2020. Foto: Divulgação/TJPB

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou a lista dos eleitos para as Câmaras Municipais de Boqueirão e Mãe D’Água, na Paraíba, após eleições suplementares ocorridas neste domingo (12). Ao todo, foram eleitos 20 parlamentares, contabilizando 11 de Boqueirão e 9 de Mãe D’Água. Eles foram escolhidos para as vagas abertas após a cassação dos mandatos dos titulares por causa de fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Como mais de 50% dos votos foram anulados nestas cidades, a Justiça Eleitoral determinou a realização de novo pleito.

Das duas, novidade mesmo ocorreu apenas em relação a Mãe D’Água, onde não foram reeleitos nenhum dos cassados por corrupção eleitoral.

Veja a lista dos eleitos:

Luciano Goga (Republicanos)
Ybérica Nunes (Republicanos)
Delma (Republicanos)
Eduardo Carrasco (Republicanos)
Luis Carioca (Cidadania)
Vandim (Republicanos)
Del de Rivaldo (Republicanos)
Nelson (Avante)
Marcelo Santana (Republicanos)

O caso de Boqueirão foi diferente, com cinco escolhidos entre os cassados.

Cassados e reeleitos:

Josinaldo (PSD)
Teta (PSD)
Fábio Rodrigues (PSD)
Mikael Leal (PP)
Lito Durval (PSD)

Os eleitos que não haviam sido cassados foram:

Francimar Viola (PTB)
Marcos da Ramada (PSD)
Renato da Ambulância (PTB)
Jair de Pedra d’Água (PTB)
Tio Tácio (PP)
Joaquim do Marinho (PSD)

O TRE cassou dezenas de vereadores eleitos em 2020 por causa de fraude à cota de gênero. A conclusão é a de que os punidos teriam usado candidaturas fantasmas de mulheres apenas para completar o percentual exigido pela legislação. A maioria delas sequer fez campanha ou recebeu voto no pleito. Os casos foram considerados graves e houve a cassação massiva em algumas cidades, forçando a realização de novas eleições. Estes foram os casos de Boqueirão e Mãe D’Água.

Os cassados em Boqueirão foram Josinaldo Porto (PSD), Teta (PSD), Fábio Rodrigues (PSD), Lito Durval (PSD), Paulo César (PSD), Mikael Leal (PP), Tácio (PP) e Luciano LGA (PP). Já os de Mãe D’Água foram Cledilson Cordeiro de Sousa, Andrew Wilker Lucena, Valdemir Ferreira Campos, Kildemi Monteiro Gomes da Silva, Luiz Nunes da Silva e Evandro Lucena Soares.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave