Legislativo
Veículos ‘destruídos’ são expostos em João Pessoa para alertar população sobre ‘guerra’ no trânsito
21/05/2024 10:44
Suetoni Souto Maior
Corpo de Bombeiros faz simulação de resgate de motorista durante ação educativa sobre o trânsito. Foto: Olenildo Nascimento/CMJP

“Poderia ser você”. Este é o alerta escrito em banners próximos a veículos “destruídos em acidentes” espalhados por João Pessoa, nesta terça-feira (21). A ação faz parte da programação do Maio Amarelo e é promovida pela Câmara de Vereadores em parceria com Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPTran-PB), Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran – PB), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) e a Guarda Civil Metropolitana. Ao todo, foram expostos oito veículos em quatro pontos da capital paraibana. Em todos eles, há carros e motos sinistrados.

Quem trafegou pelas avenidas Sérgio Guerra, Cruz das Armas, Epitácio Pessoa e Tancredo Neves, nesta terça, se deparou com carros e motos destruídos em exposição. O objetivo, segundo o presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), foi chocar a população, mostrando que qualquer um que não respeite as leis de trânsito pode ser vítima dele. “É uma verdadeira guerra civil sendo travada todos os dias, com centenas de mortos”, disse. Só neste ano, foram 260 vítimas fatais até abril. Em 2023, o número de mortes se aproximou de 800. “Essa realidade precisa mudar”, ressaltou.

O tema também será abordado em uma sessão especial voltada para o debate do tema, nesta terça-feira, às 11h. O objetivo é investir no caráter educativo. O comandante do BPTrans, o tenente-coronel Lucas, explica que a questão precisa ser internalizada por todos como prioridade. Ele também ressalta os riscos para quem trafega de motocicletas. Os casos representam 71% do total de sinistros registrados pelos órgãos de trânsito. “A BPtran e a Polícia Militar como um todo têm esse cuidado para que as pessoas tenham mais consciência e mais zelo pela sua vida e das outras pessoas que utilizam as vias”, ressaltou.

Para o superintendente do Detran- PB, Isaías Gualberto, a união dos órgãos em prol de um trânsito seguro é crucial para evitar acidentes. “É de fundamental importância essa junção de órgãos e instituições nos esforços para conscientizar a nossa população. É muito importante estarmos nesta simulação de sinistro com vítima para impactar cada motorista que passa, e também promover um exame de consciência sobre as atitudes erradas que, eventualmente, podem resultar em tragédias, assim como o banner da ação avisa: ‘poderia ser você’”, declarou Gualberto.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave