Executivo
Vacinação faz internações de idosos causadas pela Covid caírem pela metade na PB
01/07/2021 19:45
Suetoni Souto Maior
Idosos integram a categoria que teve o ciclo vacinal completado. Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP

A vacinação contra a Covid-19 fez as internações de idosos caírem pela metade na Paraíba no mês de junho deste ano, em relação ao mês de janeiro. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Um levantamento feito pelo órgão com base na regulação de pacientes com idades acima de 60 anos mostrou que eles representavam 57,1% do total de internamentos em janeiro após desenvolverem a forma mais grave da doença. Agora, o contingente de idosos internados representa 27,9%, contabilizando os números de junho.

Reprodução/SES

Os dados foram coletados pelo Centro Estadual de Regulação Hospitalar para covid-19. Para o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, a queda na ocupação de leitos por idosos já é um reflexo da vacinação nesta camada da população, que foi priorizada no início da campanha de enfrentamento ao coronavírus. “Nós já observamos há algumas semanas a diminuição do número de idosos dando entrada nas nossas unidades hospitalares e também na diminuição do número de óbitos, e isso é um reflexo da vacinação que foi feita na sua totalidade com as pessoas acima de 60 anos”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, os reflexos são limitados e a progressão positiva dependerá da quantidade de pessoas protegidas com o esquema vacinal completo. “Ainda não alcançamos um percentual ideal de vacinação com a primeira e segunda dose na população em sua totalidade, que nos permita haver uma crença de que terá um declínio permanente no número de casos novos e óbitos diários. Há ainda uma previsão de aumento de casos ainda em virtude das aglomerações do São João”, finaliza.

A Secretaria de Estado da Saúde ressalta que a população precisa continuar mantendo os cuidados para evitar a propagação da covid-19, com as medidas não farmacológicas já conhecidas (não aglomeração, higiene das mãos e o uso de máscaras). A vacinação em tempo oportuno também é um fator preponderante para frear a disseminação do vírus, lembrando que a proteção se torna eficaz com o esquema completo da primeira e segunda doses. Durante toda a pandemia 17.454 pessoas foram internadas com covid-19 no estado. Nesta quinta-feira, dia primeiro, a ocupação de leitos gira em torno de 50% em toda a Paraíba.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave