Executivo
TSE marca diplomação de Lula para dia 12 e petistas paraibanos preparam ‘romaria” para posse em janeiro
30/11/2022 10:20
Suetoni Souto Maior
Lula e Alckmin serão diplomados no dia 12, em Brasília. Foto: @ricardostuckert

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça-feira (29) que a diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será no dia 12 de dezembro, às 14h. Este é um passo protocolar na vida dos eleitos e terá pouca movimentação política da militância no dia. A grande expectativa dos apoiadores do petista, no entanto, fica para a posse, no dia 1º de janeiro. De acordo com o presidente da sigla, na Paraíba, Jackson Macedo, dezenas de ônibus e vans estão sendo fretados por militantes da agremiação na Paraíba para acompanhar o momento histórico.

“Não tenho como dimensionar a quantidade de pessoas que vai, mas temos sido procurados por sindicatos e outros grupos comunicando que estão preparando lotações para acompanhar a posse”, disse Macedo ao blog, prevendo, que a movimentação será intensa. A data da diplomação foi anunciada pelo TSE na mesma semana em que o ex-presidente chegou a Brasília para negociar a PEC da Transição, que prevê o estabelecimento de R$ 198 bilhões para serem gastos fora do teto para garantir o pagamento de R$ 200 a mais no Bolsa Família, além de recursos para o Farmácia Popular e para investimentos.

Além de Lula, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também será diplomado no dia 12. Lula chegou a Brasília na noite do domingo (27), para uma segunda estadia na capital desde que ganhou as eleições, em 30 de outubro. O presidente eleito pretende conversar com os grupos técnicos da transição de governo, participar de negociações sobre a PEC da Transição e desenhar sua equipe ministerial.

Nesta terça, ele passou o dia no hotel, recebendo aliados e políticos. Ele esteve, por exemplo, com líderes do PSD. Na segunda (28), Lula foi ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo. Depois, no hotel, conversou com políticos do MDB.

Por Beatriz Souto Maior

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave