O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba vai analisar pedido de tropas federais para os municípios de Pocinhos e Puxinanã. A solicitação foi feita pela juíza da 50ª Zona Eleitoral, Carmen Helen Agra de Brito. O motivo do pedido é o risco de acirramento político. A decisão da magistrada ocorre poucos dias depois de o presidente da Corte, Leandro dos Santos, ter dito que não vê a necessidade do pedido de reforço para garantir a paz durante o pleito deste ano.
O temor em vários municípios é que haja radicalização, por causa da polarização das eleições no plano nacional, que poderá ter reflexos no Estado. O pedido da magistrada agora será analisado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que deverá dar parecer corroborando ou não com o pedido. A decisão final caberá à Corte Eleitoral. Caso seja aprovado, o pedido será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode acatar ou não. Em caso positivo, o caso é encaminhado ao Ministério da Defesa.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni