Executivo
Tragédia da Covid-19: colapso nos cemitérios públicos faz João Pessoa comprar vagas nos privados
24/03/2021 07:38
Suetoni Souto Maior
Foto mostra situação de abandono nos cemitérios.

Os cemitérios públicos de João Pessoa não suportaram a tragédia da Covid-19. A Prefeitura da Capital, por isso, já acionou o plano de contingência para que as pessoas pobres que não encontrem vagas para enterrar seus parentes possam recorrer aos cemitérios privados. Desde o início da pandemia, 1.763 morreram em João Pessoa, vítimas das complicações por causa da contaminação pelo novo Coronavírus. O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) autorizou a realização de reformas para aumentar o números de vagas nos cemitérios públicos.

Em conversa com o blog, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Eduardo Pedrosa, explicou que a situação foi agravada pela aceleração nas mortes registradas nas últimas semanas. Só para se ter uma ideia, em janeiro foram enterradas 80 pessoas mortas em decorrência da Covid-19. Este número subiu para 88 em fevereiro e caminha para superar a casa das 250 mortes até o fim do mês aqui em João Pessoa. Até esta terça-feira (23), 213 pessoas foram enterradas na capital, vítimas da pandemia em março.

Pedrosa explicou que ainda nesta semana o prefeito Cícero Lucena deve anunciar as reformas nos cemitérios do Cristo, no bairro de mesmo nome, e da Boa Sentença, no Varadouro. Ele explicou que apesar da falta de espaço físico, onde existe cova rasa serão construídas estruturas com três gavetas. Isso vai ampliar a quantidade de vagas para que se encare o período de dificuldades no atendimento das vítimas da Covid-19. Ao todo, existem seis cemitérios públicos em João Pessoa.

Em todos eles, o grande problema é a falta de vagas. O trabalho que vem sendo feito é o de retirada dos ossos dos túmulos rotativos e depósito deles nos ossários. As denúncias feitas pela atual gestão são de que não houve investimento no setor nos último oito anos, período em que Luciano Cartaxo (PV) comandou a capital. Além dos cemitérios Senhor da Boa Sentença e do Cristo, há o São José, em Cruz das Armas; Santa Catarina, no Bairro dos Estados; São Sebastião, no Muçumagro, e o Cemitério da Penha, na praia da Penha.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se:

https://abre.ai/suetoni

Os casos são expostos justamente no pior momento da pandemia. A Paraíba tem 248.452 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta terça-feira (23). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 5.313 no estado desde o início da pandemia. São 1.140 novos casos e mais 41 mortes na última atualização. Todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 211 cidades registraram óbitos.

Palavras Chave