Judiciário
Supremo: Alexandre de Moraes é escolhido para relatar investigações sobre assassinato de Marielle
15/03/2024 07:02
Suetoni Souto Maior
Alexandre de Moraes, em destaque, é o relator escolhido para as investigações. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é o relator das investigações sobre os homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O caso foi remetido à Suprema Corte pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) depois de novas informações revelarem o envolvimento de suspeito com prerrogativa de foro. O nome do investigado não foi revelado.

Preso pela execução das vítimas, Ronnie Lessa citou em delação premiada firmada com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) os supostos mandantes dos crimes. Após isso, o STJ decidiu remeter o processo para o Supremo, por entender ser este o foro adequado.

Lessa cita nos depoimentos uma autoridade que não estava no exercício da função na época dos homicídios, que completaram seis anos nesta quinta-feira. O STF é responsável pelo julgamento de autoridades como presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais e integrantes dos tribunais superiores.

Lessa foi preso em março de 2019 pela participação nas mortes e, na delação do também ex-policial militar Élcio de Queiroz, é apontado como autor dos disparos que mataram a vereadora e seu motorista. Lessa foi expulso da corporação e condenado, em 2021, a quatro anos e meio de prisão pela ocultação das armas que teriam sido usadas no crime.

Marielle era vereadora do Rio de Janeiro quando foi assassinada, em 2018. De lá para cá, as investigações sofreram grandes oscilações, com avanços e retrocessos, com suspeitas também de interferência externa. Investigações da Polícia Federal mostraram que promotoras do Ministério Público do Rio chegaram a ser monitoradas pela Agência Brasileira de Informações (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). (Com informações de O Globo)

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave