Executivo
Acusado de agredir deputado presta queixa em delegacia e diz que foi vítima de ‘injúria racial’
18/09/2022 20:55
Suetoni Souto Maior
Troca de empurrões e agressões foram registradas durante ato político em Guarabira. Foto: Divulgação

A confusão em comício realizado em Guarabira, neste sábado (17), não parou de produzir desdobramentos neste domingo. Acusado de agressão física contra o deputado federal e candidato à reeleição Gervásio Maia (PSB), o servidor público João Agostinho Cezar Bezerra registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil. Ele alega ter sido alvo de injúria racial, supostamente praticada pelo parlamentar durante confusão no palanque. Agostinho é secretário parlamentar, lotado no gabinete do deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos), que também disputa vaga na Câmara dos Deputados.

A confusão foi iniciada após o candidato Célio Alves (PSB) passar o microfone para Gervásio, para que ele discursasse. O ato contínuo disso foi que o candidato a deputado estadual Renato Meireles tentou impedir a fala, alegando que não era a vez do presidente estadual da sigla socialista falar. Neste momento, o governador João Azevêdo e a deputada estadual Pollyanna Dutra, respectivamente candidatos ao governo e ao Senado haviam deixado o palco. Na confusão, Gervásio diz ter levado um murro nas costas e acusa Agostinho de ser o autor da agressão. O assessor, por outro lado, garante que foi alvo de agressões verbais.

Agostinho diz que, no calor da confusão, o deputado teria dito “venha cá, negro”. Depois da confusão, o deputado foi escoltado pela Polícia Militar, para evitar novas agressões e fez exame de corpo de delito. Já Agostinho procurou a Polícia Civil para registrar o B.O. Os dois casos podem ser caracterizados como excessos de campanha e que precisam ser corrigidos, para evitar que as coisas saiam dos trilhos. Em uma eleição como esta, de tamanha radicalização, se as lideranças não derem exemplo de civilidade, fatos lamentáveis como este serão só o começo de coisa muito pior.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave