Executivo
“Sucessor” de Cartaxo nas prévias desiste de disputa interna e defende aliança do PT com Cícero
15/03/2024 16:20
Suetoni Souto Maior

O militante político Paulo do PT decidiu abandonar a disputa pela indicação da sigla para a disputa da prefeitura de João Pessoa e agora defende a adesão da agremiação à pré-candidatura à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP). Sei que muita gente está aí se perguntando quem é Paulo do PT e qual o poder de mobilização dele dentro do partido. Mas vamos tentar explicar: apesar de quase nenhum peso eleitoral, ele é um militante histórico do partido e lançou o nome logo depois que o deputado estadual Luciano Cartaxo desistiu da disputa, por não não querer participar das prévias com a também deputada Cida Ramos.

Mesmo as prévias ganharam uma grande interrogação com a decisão do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) nacional, comandado pelo senador Humberto Costa (PE), de comunicar a suspensão temporária da disputa. Ele atendeu a pedido do presidente Lula, que tomou a mesma decisão em relação a Recife, em Pernambuco, e Curitiba, no Paraná. As cidades foram consideradas estratégicas e, no caso paraibano, contou para isso movimento encabeçado pelo grupo liderado por Cartaxo. Nos bastidores, há a informação de que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) também teria feito movimento neste sentido, com posição pró-Cícero Lucena.

O discurso de Paulo do PT, portanto, segue na linha de que o momento, agora, seria propício para fortalecer a agremiação na Câmara de João Pessoa e não mais visando o comando do Executivo. A linha, vale lembrar, segue em sentido contrário ao decidido pelo partido anteriormente, que visava a disputa em faixa própria.

A discussão sobre o futuro do partido na capital paraibana, portanto, voltará à pauta no dia 26, em reunião convocada pela direção nacional da agremiação. Humberto Costa evita falar em intervenção, mas fica claro que o partido decidiu recorrer à tradição de dar a última palavra sobre a disputa nas cidades mais importantes.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave