Legislativo
Sílvia Benjamin assume mandato na Assembleia e representação feminina na Casa repete recorde de 15 anos atrás
11/04/2023 15:17
Suetoni Souto Maior
Sílvia Benjamin prometeu lutar pelo protagonismo feminino na política. Foto: Divulgação/ALPB

A deputada Sílvia Benjamin (Republicanos) tomou posse na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (11), sem saber que ali era presenciado um fato histórico. Pela segunda vez na história centenária do Poder, sete mulheres atuam ao mesmo tempo em uma legislatura. O outro momento foi em 1998 e desde então a marca não foi mais alcançada pela “bancada” feminina. Benjamin é suplente e assumiu a cadeira do deputado Wilson Filho (Republicanos), que se licenciou na semana passada para fazer tratamento de saúde. Ele passou por uma cirurgia contra um câncer no fêmur.

Além de Sílvia Benjamin, exercem o mandato na Assembleia as deputadas Jane Panta (PP), Francisca Motta (Republicanos), Dra Paula (PP), Danielle do Vale (Republicanos), Camila Toscano (PSDB) e Cida Ramos (PT). Em seu primeiro discurso, a deputada enfatizou o desejo de colaborar com o protagonismo feminino na política paraibana, bem como agradeceu ao eleitorado da cidade de Areial, seu berço político na Paraíba. Ela apresentou como meta a luta em favor do setor da saúde.

“Preciso agradecer os quase 20 mil votos que conquistei e às pessoas que estiveram ao meu lado no decorrer desses 30 anos envolvida na política. Sou de Teresina, mas fui acolhida pela cidade de Areial e tenho acompanhado de perto as lutas da região, a dedicação dos agricultores, a falta de água e a batalha pra vencer o desemprego. Me orgulho em poder estar hoje aqui e renovo meu compromisso, ainda que na condição de suplente, para trabalhar por essas pessoas”, destacou a deputada empossada.

Sílvia é servidora pública do Tribunal de Justiça da Paraíba, lotada em Campina Grande. Até então era a primeira suplente de um grupo de oito deputados estaduais. Com a chegada de Sílvia a Casa de Epitácio Pessoa conta agora com sete deputadas. Desse número, o partido Republicanos conta agora com três mulheres no plenário. Além da recém chegada, as deputadas Francisca Motta e Danielle do Vale também representam a legenda.

Sílvia Benjamin também agradeceu ao partido, ao governador João Azevêdo e ao deputado Wilson Filho. “Preciso também destacar a acolhida por parte do partido Republicanos, a confiança do governador João Azevêdo e ao deputado Wilson Filho, que colocou toda sua equipe à inteira disposição para colaborar com o trabalho que pretendemos desenvolver na casa”, reiterou.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave