Executivo
Sem puxador de votos, PT vê Cícero “abocanhar” partidos da base de Lula em João Pessoa
29/09/2023 08:39
Suetoni Souto Maior
Cícero Lucena cumprimenta João Azevêdo após discurso em evento do governo. Foto: Sérgio Lucena/Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), aos poucos, tem abocanhado os apoios de todos os partidos da base de apoio do presidente Lula, na Paraíba. O movimento acontece quando o partido do presidente, o PT, patina nas pesquisas na busca de um puxador de votos para a disputa das eleições do ano que vem. Das siglas que se identificam como de esquerda, o gestor pessoense já tem apoio manifestado do PSB do governador João Azevêdo, além de PV, Solidariedade e PDT. Este último, vale ressaltar, veio com a filiação da primeira-dama Lauremília Lucena e de vários aliados de primeira hora do prefeito.

Tem mais, da Federação Brasil da Esperança, que levou Lula à vitória nas eleições do ano passado, Cícero Lucena tem apoio do PV e, de acordo com informações de bastidores, está muito perto de fechar com o PCdoB. Com isso, fica faltando apenas atrair o Partido dos Trabalhadores. A sigla, diga-se de passagem, mandou realizar uma pesquisa de opinião pública para balizar a tática eleitoral da sigla para as eleições ano passado. Os números foram apresentados na última segunda-feira (25) e eles mostraram baixo desempenho dos pré-candidatos do partido.

O presidente estadual da sigla, Jackson Macedo, buscou minimizar a importância dos números como fator determinante para a decisão sobre o futuro eleitoral da agremiação. Um dos recortes da pesquisa apresentada mostrou na espontânea que os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos pontuam com apenas 2%, enquanto Cícero Lucena aprece com 31% da preferência do eleitor. O dirigente partidário já chegou a defender, num passado recente, uma aliança com o prefeito ainda no primeiro turno, mas atualmente tem dito que a discussão eleitoral precisa ser aprofundada.

Em relação ao PDT, a sigla na Paraíba vivia clima de indefinição desde o ano passado, quando o deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) abandonou a agremiação durante a janela partidária. Houve intervenção nacional no partido e, desde então, a situação estava em banho-maria. Havia a especulação de que o prefeito Cícero Lucena assumiria a agremiação, mas essa possibilidade não se confirmou. A chegada de Lauremília, por outro lado, traz o partido para a base em definitivo. Ela vai assumir o comando estadual da agremiação e, a partir daí, definirá os comandos municipais.

O partido tem em seus quadros, atualmente, o vereador Júnio Leandro e vai incorporar lideranças como o ex-vereador Marcos Vinícius, tudo visando as eleições do ano que vem. Dentro do quadro que vem se desenhando, não haverá surpresa para ninguém se, por gravidade, aquela previsão de composição do PT com Cícero ainda no primeiro turno prevista por Jackson Macedo se concretizar.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave