Legislativo
Sem foro privilegiado, integrantes da CPI da Covid se preparam para nova denúncia contra Jair Bolsonaro
04/01/2023 09:47
Suetoni Souto Maior
Bolsonaro logo após derrota nas urnas, ao lado do ex-ministro Anderson Torres (Justiça), também investigado. Foto: Divulgação/ABr

Os fantasmas da pandemia, pelo jeito, vão voltar a assombrar agora ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Senadores que integraram a CPI da Covid iniciaram a coleta de documentos para fazer nova denúncia contra o mandatário. Desta vez, sem foro privilegiado, os parlamentares entendem que as chances de a investigação prosperar serão maiores, por não ter mais a proteção de Augusto Aras, procurador-geral da República. No passado, ele emitiu parecer pelo arquivamento da denúncia formulada pelos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito.

O relatório da CPI aponta nove crimes que teriam sido cometidos pelo ex-presidente durante a pandemia, quando morreram quase 700 mil pessoas. A lista inclui os crimes de epidemia com resultado de morte, infração a medidas sanitárias preventivas, emprego irregular de verba pública, incitação ao crime, falsificação de documentos particulares, charlatanismo, prevaricação, crime contra a humanidade e crime de responsabilidade. A coleta de assinaturas para a nova denúncia, segundo a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, foi iniciada pelo senador Humberto Costa (PT).

Sob o comando de Augusto Aras, no entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu o arquivamento das denúncias, e Bolsonaro jamais foi investigado por elas. Costa acredita que as chances de a denúncia prosperar agora são reais. Em outra investigação, a Polícia Federal concluiu que Bolsonaro cometeu crime ao associar a vacina contra a Covid à possibilidade de uma pessoa desenvolver Aids.

Bolsonaro deixou o comando do país dois dias antes do fim do mandato. Adversários e até aliados o acusam de ter “fugido” com medo de ser preso por irregularidades no exercício do cargo.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave