Executivo
Sem destaque na Conferência do PT, Cartaxo encara dificuldades na caminhada para ser candidato na capital
11/12/2023 08:16
Suetoni Souto Maior
Luciano Cartaxo busca o aval do partido para disputar a prefeitura. Foto: Divulgação

O deputado estadual Luciano Cartaxo continua resiliente no propósito de disputar a prefeitura de João Pessoa, mesmo com um movimento oposicionista maior dentro do Partido dos Trabalhadores que fora dele. O parlamentar participou na sexta (e) e no sábado (9) da Conferência Eleitoral do PT, em Brasília, e, segundo observadores paraibanos, foi “solenemente ignorado” por grande parte das lideranças nacionais. Por meio da assessoria, ele divulgou foto com o senador pernambucano Humberto Costa, mas foi pouco além disso.

Cartaxo foi prefeito de João Pessoa em duas oportunidades. A primeira eleição foi em 2012. Ele conseguiu se manter no cargo em 2016, mas vem daí a animosidade dentro do partido. O então prefeito deixou a sigla em 2015, no auge da operação Lava Jato, atirando contra a agremiação. Isso fez com que as principais lideranças nacionais guardassem um ranço contra o hoje deputado. A votação para autorizar a filiação dele ao partido, vale ressaltar, ocorreu com recados duros ao político, na linha de que a postura dele em relação à sigla, num momento de dificuldade, não foi esquecida.

Internamente, Cartaxo disputa a indicação para a disputa da prefeitura com a também deputada Cida Ramos, além da ex-deputada Estela Bezerra e da ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena. Há quem diga que na última vez que esteve aqui, o secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, pessoa muito próxima ao presidente Lula (PT), fez chegar a correligionários que o gestor não quer conversa com Cartaxo. O discurso do presidente, na sexta-feira (8), também foi duro em relação a quem flertou com o bolsonarismo, uma prática, vale ressaltar, que o ex-prefeito diz não ter adotado.

Alheio à opinião dos colegas de partido, Cartaxo narrou uma realidade diferente em relação à conferência. Por meio de nota, ele reforçou a fala de Lula, que durante seu discurso no evento disse que no próximo ano irão “fazer as eleições mais competitivas possíveis”.

“O presidente Lula reforçou aquilo que estamos defendendo desde o começo do ano: vamos construir uma candidatura forte e competitiva, com reais chances de vencer as eleições para prefeito no próximo ano e trazer mais qualidade de vida para o povo de João Pessoa. Me sinto muito seguro para participar desta disputa, porque tenho trabalho apresentado, fui testado por duas vezes e venci as eleições municipais”, disse.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave