Executivo
“Saudade do ex”: Bruno faz festa para filiação no União Brasil, mas Romero não aparece
17/12/2023 18:55
Suetoni Souto Maior
Bruno reúne lideranças do Estado e nacionais na filiação ao União Brasil. Foto: Divulgação

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, fez festa, neste domingo (17), para marcar a filiação dele no União Brasil. A ausência marcante foi a do ex-prefeito e atual deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), padrinho político do atual gestor na campanha de 2020 e virtual adversário dele na disputa do ano que vem. Para fazer o contraponto a isso, o prefeito mostrou força ao reunir, em torno de si, lideranças importantes da política no âmbito estadual e nacional. A chapa de filiação ao partido foi abonada pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e pelo senador paraibano Efraim Filho.

No evento, não faltaram alfinetadas direcionadas a Romero Rodrigues, mesmo sem citação direta a ele. As ‘honras da casa’ couberam ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que citou, no seu discurso, a existência de pessoas dispostas a dividir o bloco. As palavras foram interpretadas pelos presentes como claro recado ao deputado federal, que evita falar em candidatura, mas não deixa de ser assediado por aliados e “ex-adversários”. O grupo ligado ao governador João Azevêdo (PSB) trabalha para ver Romero como candidato de oposição.

Não será simples uma candidatura de Romero, do ponto de vista familiar. Ele é primo do ex-senador Cássio Cunha Lima e do ex-deputado Pedro Cunha Lima, ambos do PSDB. O último, vale ressaltar, estava na festa de filiação de Buno. Uma eventual postulação de Rodrigues representaria um racha no grupo mais próximo a ele. Este racha poderia ter ocorrido ainda na eleição do ano passado, mas ele recuou. A referência a isso foi feita por Veneziano, no discurso deste domingo. Ele criticou as pessoas que “desagregam”.

Para 2024, a participação de Romero Rodrigues na disputa não está descartada. Ele demonstra insatisfação com o pupilo e não poupa críticas ao sucessor quando fala de forma reservada da relação dele com Bruno. Por causa disso, ver os dois em eventos públicos se tornou coisa rara.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave