O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) anunciou apoio, neste segundo turno, ao candidato do PL, Marcelo Queiroga, em João Pessoa. O parlamentar foi o terceiro candidato mais votado no pleito, com 69.712 votos. Ficou atrás, portanto, do prefeito Cícero Lucena (PP), que teve 205.122 votos, e Marcelo Queiroga (PL), com 90.840. A escolha pelo ex-ministro da Saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ele garante, não ocorreu por questões ideológicas. Ruy diz que faria o mesmo em relação ao ex-candidato do PT, Luciano Cartaxo.
O anúncio ocorreu nesta terça-feira (8), durante assinatura de carta compromisso por Queiroga. Ele terá que assimilar propostas apresentadas por Carneiro. A justificativa de Ruy, para a definição, é o suposto envolvimento de setores da prefeitura de João Pessoa com o crime organizado. O tema é investigado pela Polícia Federal, através da operação Território Livre. A ação resultou, entre outras coisas, na prisão da primeira-dama Lauremília Lucena na semana passada. Ela foi solta na mesma semana e cumpre medidas cautelares.
Agora, é bom que se diga: o que acontece com o anúncio desta terça-feira é apenas a confirmação de um movimento iniciado durante a campanha. Em certo momento, Queiroga e Ruy, alinhados com Luciano Cartaxo, chegaram a emparelhar o discurso nos ataques a Cícero. Não foram raras, sequer, as coletivas conjuntas e demandas judiciais propostas. Eles também passaram semanas evitando confrontos frontais e faziam dobradinhas nos debates. Isso durou até as pesquisas mostrarem que o candidato do Podemos, Ruy Carneiro, vinha descolando dos demais e poderia ir para o segundo turno, o que não ocorreu.
“Com o coração pleno de gratidão pelo apoio e pelos votos que recebemos do povo da nossa capital, não poderia me omitir. O claro envolvimento da atual administração com o crime organizado, conforme tem revelado as investigações da Polícia Federal, exige a união de forças em defesa da nossa cidade. Por isso, anuncio oficialmente o nosso apoio à candidatura do ex-ministro Marcelo Queiroga, junto com o seu vice, Sérgio Queiroz, à Prefeitura de João Pessoa”, comunicou Ruy.
Os passos do agora ex-candidato foram seguidos pela vice na chapa, Amanda CSI. O caso dela chama a atenção por ela ser filiada ao MDB do senador Veneziano Vital do Rêgo. Este último é um dos grandes aliados do presidente Lula (PT), maior adversário do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já em relação a Cartaxo, apesar de o PT sinalizar apoio a Cícero, ele não se posicionou até o momento.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni
23/04/2025 08:28
23/04/2025 07:36