Executivo
Reitor da UFPB quer criar ‘bônus no Enem’ para alunos de escolas da Paraíba
11/07/2021 15:05
Suetoni Souto Maior
Valdiney Veloso diz que minuta ainda precisa ser debatida. Foto: Mariani Idalino

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Veloso, quer criar um bônus regional para estimular a entrada de alunos de escolas públicas e privadas paraibanas na instituição de ensino superior. A nota adicional seria acrescentada ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos casos de alunos do estado. A minuta com a proposta foi apresentada na semana passada pelo dirigente e será discutida na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A ideia, de acordo com o reitor, é promover a inclusão regional no ensino superior, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em reunião na última quinta-feira, o reitor apresentou uma proposta de minuta, ressaltando que não é o documento final, e que ainda precisa de discussão e estudos prévios para a aprovação do Consepe. “Esse é o documento a partir do qual buscaremos definir a demanda. Qualquer decisão será pautada em estudos concretos, mostrando suas necessidades e circunstâncias reais”, explicou.

O texto dispõe sobre critérios para a bonificação de inclusão regional a fim de incentivar o acesso a cursos de graduação e o ingresso na UFPB via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de estudantes que residem e tenham estudado em escolas regulares e presenciais, no estado da Paraíba.

Ao final da reunião, o reitor refletiu sobre o que esse momento representa para a sociedade paraibana. “Penso que foi um momento importante porque é um pedido urgente, que as nossas instituições se tornem mais paraibanas, e que permitam o crescimento do nosso Estado. Isso se faz com a profissionalização e qualificação das pessoas que permanecem para atuar na Paraíba”.

Ele ressaltou que outros Estados do Nordeste já aplicam a bonificação regional, a exemplo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Nós não podemos ficar de fora desse momento, penalizando nossos estudantes”, finalizou.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave