Legislativo
Recuperado da Covid-19, Damião Feliciano comemora milagre
03/05/2021 14:37
Suetoni Souto Maior
Damião Feliciano grava vídeo após deixar hospital. Foto: Reprodução

O deputado federal Damião Feliciano (PDT) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (3), para comemorar um milagre: três meses após ser internado para tratar da Covid-19, ele recebeu alta. E ele faz bem em comemorar, já que metade dos brasileiros não têm a mesma sorte, principalmente os que ficam internados por longos períodos. A fala do parlamentar, após deixar o hospital, foi a primeira da família sobre o assunto desde o início dos sintomas.

“Eu quero agradecer primeiro a Deus, segundo a Deus e terceiro a Deus. Mil vezes Deus, com a intercessão de nossa senhora aparecida. Eu venci a Covid. Quero agradecer à minha inseparável esposa Lígia Feliciano (vice-governadora) e à minha família pela força, as orações e a determinação. (Agradecer) às rezas e orações dos meus amigos. Muito obrigado a todos vocês”, disse Damião Feliciano, em vídeo postado nas redes sociais.

O parlamentar paraibano conseguiu um feito que, no Brasil, tem sido raro nos casos de internações muito duradouras. O quadro geral indica que menos da metade dos brasileiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sobrevivem. Isso é mostrado em um estudo divulgado na semana passada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Em números absolutos, 52,9% dos internados com Covid-19 não sobrevivem.

Os números melhoram quando se observa a internação em instituição de saúde da rede privada. Neste caso, um a cada três pacientes com Covid-19, um perde a vida. A pesquisa mostrou que 36,6% deles não conseguem sobreviver.

Palavras Chave