Executivo
Quadro sanitário da Paraíba piora e 205 cidades entram para a bandeira laranja
20/03/2021 19:39
Suetoni Souto Maior
Internamentos têm se multiplicado em vários municípios paraibanos. Foto: Rovena Rosa/ABr

O governo do Estado divulgou neste sábado (20) a nova classificação dos municípios paraibanos no Plano Novo Normal. O que era temido, apesar de esperado, aconteceu: houve piora no quadro sanitário em praticamente todos os municípios. Agora são 205 cidades com a bandeira laranja, 15 com a vermelha e apenas três classificados com a amarela. Isso, na prática, reflete a elevação da lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e o consequente aumento no número de mortes. Elas já somam 5.212 na Paraíba.

Deste montante, 716 mortes ocorreram nos primeiros 20 dias deste mês. A situação segue o ritmo dos outros estados. Em todo o Brasil, já são mais de 190 mil almas perdidas. E a coisa é pior quando se observa a lotação das UTIs. A ocupação em todo o estado é de 81%. Na região metropolitana de João Pessoa, 93% dos leitos de UTI para adultos estão ocupados. Em Campina Grande, o mesmo setor tem taxa de 70%. No Sertão, 98% dos leitos de UTI estão ocupados.

Neste sábado, o governador João Azevêdo (Cidadania) gravou vídeo para dizer que foi feito um alerta pelos gestores estaduais para que o governo federal faça a aquisição dos insumos usados no enfrentamento da Covid-19. Há riscos de paralisação no atendimento da população internada nas UTIs. A carta foi encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e para o Ministério da Saúde. Os insumos atuais garantem o atendimento por apenas mais 30 dias.

Confira o quadro no Plano Novo Normal

Palavras Chave