O Partido dos Trabalhadores decidiu, nesta segunda-feira (17), formalizar o apoio ao nome do médico Jhony Bezerra (PSB) para a disputa da prefeitura de Campina Grande. A decisão saiu em reunião da Comissão Executiva Nacional da sigla e acompanhou posicionamentos similares em relação à disputa municipal em nove estados. Ela é relacionada aos municípios com mais de 100 mil eleitores e, na Paraíba, gera um constrangimento para a Federação Brasil da Esperança, que congrega também o PCdoB e o PV. Isso porque a sigla comunista trabalha com a possibilidade de lançar o deputado estadual Inácio Falcão para a disputa.
A homologação da disputa em 15 municípios, no entanto, ainda precisa ser referendada pela Federação Brasil da Esperança. O grupo é liderado pela ministra Lucina Santos (da Ciência e Tecnologia), mas vale ressaltar que a maioria das cadeiras pertence ao PT, pelo tamanho do partido. A situação é parecida com a de João Pessoa, onde os partidos que integram a federação não conseguiram entrar em acordo. O PT quer candidatura própria, enquanto PCdoB e PV aderiram à candidatura à reeleição protagonizada pelo prefeito Cícero Lucena (PP).
Um ponto em relação a Campina Grande, no entanto, precisa ser considerado. De acordo com o presidente estadual do PT, Jackson Macedo, o apoio na cidade é intransferível. Se a candidatura de Jhony for retirada para dar apoio ao deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), o acordo estará desfeito.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni