O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) poderá disputar a prefeitura de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, no ano que vem. A informação foi confirmada pelo presidente municipal da sigla, Severino Leôncio, e caso a medida seja posta em prática, deve mexer com a conjuntura política local. A iniciativa representaria uma virada de página na carreira do petista, que foi vereador, deputado estadual, prefeito e governador, sempre tendo como base a capital. Coutinho ainda é alvo de ações decorrentes da operação Calvário, do Ministério Público da Paraíba. Na seara eleitoral, ele já está livre da inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O nome de Ricardo foi apresentado pelo PT e referendado pela Federação Brasil, coalizão política formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV) da cidade. O presente do partido explicou que a sigla aprovou uma resolução e que ela já foi enviada para a direção nacional do partido. Segundo o documento produzido durante a reunião, a Federação justificou sua decisão destacando a relevância de apresentar candidaturas para os cargos de prefeito e vereadores em Santa Rita.
Ricardo Coutinho deixou o governo da Paraíba em 2018, quando elegeu o sucessor, o governador João Azevêdo (PSB), reeleito no ano passado. De lá para cá, o ex-gestor deixou a posição de maior liderança política do estado em decorrência de seguidas demandas judiciais, decorrentes da operação Calvário, do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. As acusações eram de suposto desvio de recursos públicos da saúde e da educação no período em que ele governou o estado (2011-2018).
Em 2020, Ricardo disputou a prefeitura de João Pessoa, mas ficou apenas em sexto lugar na corrida eleitoral vencida pelo prefeito Cícero Lucena (PP). No ano passado, já no PT, disputou o Senado, mas também ficou longe de ser eleito. Neste ano, o ex-governador teve frustrado o desejo de ocupar um cargo no governo federal. A disputa em Santa Rita, caso seja efetivada, será uma forma de tentar o recomeço na política enquanto ainda responde às ações da Calvário.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni