Executivo
PT de João Pessoa promete candidatura em 2024 e tenta travar adesão de petistas a Cícero Lucena
11/03/2023 10:59
Suetoni Souto Maior
Marcos Henriques é um dos poucos que se apresentam como oposição a Cícero na Câmara. Foto: Divulgação

O Diretório Municipal do PT, em João Pessoa, iniciou nesta sexta-feira (10) um movimento para tentar travar uma possível aproximação do partido em relação ao prefeito Cícero Lucena (PP). Nos últimos dias, aliados do gestor têm difundido a informação de que haveria possibilidade de petistas passarem a compor o primeiro escalão da administração da capital. A municipal do partido, no entanto, decidiu nesta sexta manter-se na oposição e trabalhar candidatura própria para as eleições do ano que vem.

Até aí, não há novidades no movimento. Historicamente, o Diretório de João Pessoa anda em compasso diferente do Estadual e do Nacional. Isso aconteceu na eleição de 2020, por exemplo. Naquela oportunidade, houve a indicação das instâncias superiores para o apoio à candidatura de Ricardo Coutinho (ex-PSB e atualmente no PT), mas o entendimento local foi pelo lançamento de Anísio Maia (ex-PT e atualmente no PSB). Houve judicialização, mas mesmo assim Maia foi mantido na disputa e ambos perderam a eleição.

O que há, neste momento, é uma tentativa costurada por aliados do prefeito visando as eleições do ano que vem já no primeiro turno. O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, em entrevista recente ao blog, disse ver como erro uma eventual candidatura do PT na capital. Ele entende que a polarização nacional vai se repetir em João Pessoa, tendo Nilvan Ferreira (PL) como o legítimo representante do ex-presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido. Por este entendimento, haveria espaço para diálogo de Lula com Cícero. O Diretório de João Pessoa, no entanto, pensa diferente.

Nesta sexta, o grupo assinou documento no qual proíbe a participação de filiados no governo de Cícero Lucena e apresenta-se como oposição, inclusive com disposição de bater chapa com o progressista. Os nomes apresentados como potenciais candidatos são o vereador de João Pessoa, Marcos Henriques; os deputados estaduais Luciano Cartaxo e Cida Ramos; a suplente de deputada federal Estela Bezerra e a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena. O grupo demonstra disposição para o embate e deve comprar essa briga até o ano que vem.

Em 2020, mesmo informalmente, vários petistas anunciaram apoio a Cícero Lucena no segundo turno. O entendimento, naquele momento, era o de que ele era o único capaz de vencer o candidato de Bolsonaro, Nilvan Ferreira. Esse movimento, porém, não foi convertido em apoio à gestão. Veremos como será em 2024.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave