Um grupo formado por professores indígenas do povo Potiguara ocupou nesta segunda-feira (8) a Secretaria Estadual de Educação. Com trajes tradicionais eles executaram o ritual do Toré, marca de momentos de luta e mobilização, no pátio do Centro Administrativo, enquanto cobravam reunião com representantes do órgão. Os profissionais querem, entre outras coisas, a criação da categoria de professor indígena, já existente em outros Estados, e o pagamento de piso salarial. Além disso, cobram a elaboração de um plano de cargos e remuneração para a categoria e a criação de uma Secretaria de Educação Indígena.
A luta dos professores, alguns deles com 20 anos no magistério da Educação Escolar Indígena, é por mais respeito ao trabalho que vêm realizando nas escolas. Hoje a maior parte deles, com graduação, e alguns com mestrado e doutorado, ainda exibe nos contracheques funções das mais diversas, como a de serviços gerais em hospitais de João Pessoa, segundo o que foi relatado ao blog.
Dezenas de indígenas participaram do protesto e os portões da Secretaria de Educação foram fechados, enquanto eles esperavam uma reunião com representantes da Secretaria de Educação. Um grupo de professores foi recebido no início da tarde. O blog entrou em contato com a assessoria do órgão, mas ainda não houve retorno.
Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni