Judiciário
Primeiro julgamento da Calvário no STJ será quarta e discutirá admissibilidade de ações contra Ricardo Coutinho e Arthur Cunha Lima
11/12/2021 11:05
Suetoni Souto Maior
Ricardo Coutinhodisputou as eleições sub judice neste ano. Foto: Divulgação

O primeiro julgamento da operação Calvário no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ocorrerá na próxima quarta-feira (15). Os magistrados vão analisar a admissibilidade das ações contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), o consenheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Arthur Cunha Lima, além do ex-procurador-Geral do Estado, Gilberto Carneiro, do operadora da Cruz Vermelha Brasileira, Daniel Gomes da Silva, e do advogado Diogo Mariz. As informações são do blog de Wallison Bezerra. Eles são acusados de suposto envolvimento com o desvio de recursos do governo do Estado.

Há denúncias protocoladas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) também no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e no primeiro grau. O julgamento no STJ vai ocorrer na Corte Especial. As denúncias lá foram protocoladas pela Procuradoria-Geral da República. A PGR denunciou o grupo por suspeitas de crimes contra administração pública e corrupção passiva. Ricardo chegou a ser preso acusado de liderar uma organização criminosa responsável por desvios de recursos destinados à Saúde e Educação do Estado.

Operação Calvário

A Operação Calvário foi desencadeada nos primeiros meses de 2019. Durante suas 23 fases, foram contabilizadas 145 denúncias contra agentes públicos, empresários e empresas. Eles teriam sido responsáveis por algo em torno de R$ 373,9 milhões em desvios de recursos dos cofres do governo da Paraíba entre 2011 e 2018. Os contratos sob os quais teria havido os desvios foram nas áreas de saúde e educação. O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) é apontado como o líder da suposta organização criminosa que teria atuado na administração pública com o fim de desviar recursos do erário.

Quer receber todas as notícias do blog através do WhatsApp? Clique no link abaixo e cadastre-se: https://abre.ai/suetoni

Palavras Chave